Igualdade na Veia propõe o fim da restrição a doadores de sangue considerados inaptos por causa de sua orientação sexual

1 de junho de 2015


 

igualdadenaveia_logo1

 

 

A Parada Gay de São Paulo, que acontecerá no próximo domingo (7) a partir das 11h, na Avenida Paulista, será o palco do lançamento do movimento Igualdade na Veia, que quer discutir a dificuldade dos homossexuais em doar sangue no Brasil.

Quem levanta o debate do tema é o Grupo Dignidade, pioneiro no Paraná na defesa e promoção dos direitos humanos de LGBTs. O Igualdade na Veia questiona os critérios adotados para a doação de sangue e a Portaria nº 2712/2013 do Ministério da Saúde, que redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos e coloca os homossexuais na categoria de doadores “inaptos”, ainda que possuam parceiro fixo e façam sexo seguro.

Além de homofóbica, essa determinação contribui negativamente com o cenário dos hemocentros nacionais, que operam com doações feitas pelos menos de 2% de doadores brasileiros regulares. Assim, a abertura da doação a homossexuais significaria um “respiro” aos bancos de sangue que trabalham no limite.

Os organizadores do Igualdade na Veia argumentam que doenças como a AIDS não são exclusividade da comunidade LGBT e, além disso, todas as amostras de sangue passam por exames antes de ser utilizadas, para identificar hepatites B e C, doença de Chagas, sífilis, AIDS e HTLV. Atualmente, um heterossexual numa relação estável, que faz sexo sem proteção pode ser doador, mas um homossexual que tem um parceiro fixo e usa preservativo não pode. “Essa proibição existe em mais de 50 países e não tem justificativa, a não ser a homofobia”, argumenta Toni Reis, do Grupo Dignidade. “Cada doador pode salvar até quadro vidas. Acabar com a restrição significaria mais gente doando, mais vidas salvas e menos filas para o recebimento de sangue”, completa.

Para chamar a atenção à causa, os organizadores estenderão na Parada Gay uma bandeira de 8x15m, com as cores do arco-íris (característica do movimento LGBT), dando destaque à cor vermelha, remetendo à doação de sangue. Além disso, o hotsite www.igualdadenaveia.com.br abriga uma petição online, que receberá assinaturas de adeptos e apoiadores da proposta. O movimento busca representação da causa no Congresso Nacional, para transformá-la em projeto de lei e acabar com a proibição.

O assunto virou manchete mundial nas últimas semanas, após discurso do presidente dos Estados Unidos Barack Obama recomendando o fim do veto vitalício para homens gays e bissexuais vigente no país.

 

 

Contato