Grupo Comunicare é destaque no Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho com pelas impressas na Ryobi 754

11 de agosto de 2010


 

O paranaense Grupo Comunicare – que detém a gráfica offset Comunicare e a rede de gráficas digitais Imprima Fácil – foi uma das empresas mais premiadas na 8ª edição do Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho, realizado no dia 18 de junho, em Curitiba. O grupo recebeu o primeiro lugar em cinco categorias, entre elas: Revistas Institucionais, Rótulos em Auto-Adesivos sem Efeitos Especiais e Calendários de Mesa e Parede. Este foi o primeiro ano que a Comunicare participou com trabalhos rodados na Ryobi 754.

 

            Com 32 anos de mercado, o Grupo Comunicare (Curitiba, PR) fez história na região como uma das gráficas mais engajadas com as questões de qualidade e atendimento. “Já falávamos em compromisso com a qualidade muito antes do mercado se pautar por esses valores”, adianta o diretor Raphael Manzoni, segunda geração à frente do Grupo. “Nunca vendemos preço. Nosso diferencial sempre foi qualidade e atendimento. Trabalhamos com insumos e equipamentos de primeira linha e temos 90% do controle dos processos. Não terceirizamos quase nada”, explica. Na gráfica, desde a pré-impressão até o acabamento são feitos internamente. A companhia atua nos segmentos editorial e promocional.

            E foi também essa busca pela qualidade nos equipamentos que aproximou a Comunicare da linha de soluções Ryobi, apesar de o Grupo se manter fiel por quase 30 anos às impressoras da concorrência. “Resolvemos apostar na Ryobi porque notamos que a concorrência não tinha nenhum apelo técnico, apenas emocional,” diz. “Foi um pouco complicado porque algumas pessoas da casa não queriam abrir mão da tradição.” Mas o saldo foi positivo. Dois anos depois de ter sido instalada, a Ryobi 754 provou que foi uma aposta certeira. “O formato é um dos diferenciais do equipamento. Ele nos permite fazer cadernos com 12 páginas de uma só vez.”

            Raphael afirma que apesar de este ser o primeiro contato do grupo com a Ferrostaal, a Comunicare se mostrou parceira desde o princípio. “Assim que a Ryobi 754 chegou realizamos um evento na gráfica para demonstrar a máquina para outros clientes Ferrostaal.”

            Tradicional participante do prêmio de excelência gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, pelo primeiro ano a Gráfica Comunicare participou com trabalhos rodados na Ryobi 754. No segmento offset foi vencedora nas categorias Revistas Institucionais, com a revista Prêmio Colunista Paraná 2009, da agência TIF Comunicação; na categoria Rótulos em Auto-Adesivos sem Efeitos Especiais ganhou com rótulos Oficina do Cacau, da Lumen Design; e na categoria Calendários de Mesa e Parede com o calendário Ecovia 2010, da G8 Design. Os vencedores de cada categoria da premiação estadual estão automaticamente inscritos para o Prêmio Fernando Pini, premiação nacional do segmento gráfico que acontece no segundo semestre.

IMPRESSÃO HÍBRIDA – Vanguardista, o Grupo Comunicare já entendeu a mensagem do mercado sobre a necessidade de acoplar as impressões offset e digital há cerca de cinco anos. “Começamos com a tecnologia digital em 2005, atendendo internamente a demanda digital da nossa própria carteira”, conta Raphael. “Mas os pedidos cresciam a cada mês. Então surgiu a idéia de levar a gráfica mais perto do consumidor final, da dona de casa, do estudante…”

Assim nascia a Imprima Fácil, o braço digital do Grupo Comunicare.  “A Imprima Fácil aproximou a gráfica do varejo e mais: ela traz trabalhos para dentro da Comunicare”, afirma o diretor. “As lojas digitais se revelaram ótimas captadoras de trabalhos offset.” A Imprima Fácil funciona atualmente no ParkShopping Barigui, no Shopping São José, no Shopping Palladium e no Shopping Müller. “Mas já estamos franqueando a marca”, diz Raphael. A Imprima Fácil também foi responsável pela premiação em duas categorias de impressão digital do Oscar Schrappe Sobrinho.

A produção atual do Grupo Comunicare – de 30 a 35 toneladas de papel/mês – já pede uma expansão do Parque Gráfico offset da empresa. “Na verdade, desde que adquirimos a Ryobi pensamos em ir para um espaço maior. Nosso endereço atual ficou muito central, o que impede o crescimento físico da gráfica.”

Contato