UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Grupo Comunicare adquire selo sustentável

8 de novembro de 2010


 

O Grupo Comunicare, composto pelas gráficas Comunicare e Imprima Fácil, passa a contar com o selo da Forest Stewardship Council (FSC), entidade internacional que visa promover o manejo responsável das florestas do mundo. Assim, todos os impressos do Grupo – provenientes de árvores reflorestadas – irão conter o selo da FSC.

Presente em todos os continentes com maior credibilidade e reconhecimento mundial, o FSC é concedido a empresas que utilizam os recursos florestais com responsabilidade. A certificação florestal garante que a madeira usada nos produtos é proveniente de um processo operacional executado de forma ecologicamente adequada, correta e economicamente viável, cumprindo todas as leis vigentes. “Praticamente 100% dos papeis adquiridos pela Comunicare possuem o selo. A sustentabilidade no trabalho operacional é uma demanda do mercado”, diz Raphael Manzoni, diretor do Grupo.

O selo FSC identifica a origem do produto, garantindo a qualidade e boa gestão no processo de produção. O Grupo Comunicare passou pelo procedimento de certificação Cadeia de Custódia, que se aplica aos produtores que demandam a matéria prima de floresta certificada, garantindo a rastreabilidade da cadeia produtiva, desde a floresta até o produto final. Segundo Manzoni, a empresa iniciou o processo para obter a certificação em fevereiro deste ano, passando por adequações na sua cultura organizacional. “É um movimento de consciência ambiental sobre a manutenção e preservação dos recursos naturais”, comenta.

Benefícios

A certificação FSC é uma ferramenta eficaz com benfeitorias e vantagens socioambientais e econômicas, que abordam todos os planos da cadeia produtiva (floresta, trabalhadores, comunidades, produtores e consumidores). Aumento do acesso a novos mercados, redução do impacto ecológico do aproveitamento florestal, preservação dos habitats de vida silvestre, avanço da credibilidade junto a sociedade, proteção dos recursos hídricos e conservação da capacidade de regeneração das florestas nativas, são alguns benefícios proporcionados pelo selo FSC.

O consumidor consciente participa do processo ao comprar produtos certificados garantidos pela origem. “O selo verde permite ao consumidor a escolha de um produto que não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento econômico e das comunidades florestais”, finaliza Manzoni.

Contato