UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Governo planeja incentivos para empresas de tecnologia

12 de maio de 2011


Redação Portal IMPRENSACom a vinda da empresa Foxxcon ao Brasil e a produção de iPads e iPhones no país, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou na última quarta-feira (11), que o governo fará uma ampla revisão da lei de Informática e que uma Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) será desenhada pelo governo, a fim de atrair mais investimentos na área, informa O Globo.
A intenção das propostas é aumentar a quantidade de incentivos para o setor de tecnologia e ampliar a abrangência da lei de Informática. “Ela [a lei] é insuficiente para os desafios que existem nessa área. (…) Hoje, é muito mais um fator de busca de isonomia entre o pólo industrial de Manaus e o resto do país que de fomento.” , afirmou Mercadante.
O governo afirmou que visa à produção total dos tablets no Brasil. “A proposta [para a Foxconn] é uma integração vertical dessa indústria de componentes que hoje só são fabricados na Ásia”. O setor de tecnologia já recebe diversos incentivos fiscais por parte do governo, previstos nas leis de Informática, Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores (Padis), e Lei do Bem. Os itens da Zona Franca de Manaus recebem 88% de redução do imposto de Importação nos insumos, isenção do IPI e outros incentivos.
Mercadante destacou que o Brasil está se tornando um mercado cada vez mais atraente para empresas de tecnologia, pois é o terceiro mercado mundial na venda de computadores- 13,5 milhões só no ano passado – e 17 milhões previstos para este ano, além de eventos como a Copa e as Olimpíadas que “podem ser uma grande alavancagem nesse mercado”,disse o ministro.

Fonte: portal Imprensa

Contato