Empresa é criticada por permitir artigos inúteis aparecerem com destaque.
Modificação irá afetar 11,8 % das buscas, suficiente para alterar resultados.
Do G1, em São Paulo
O Google anunciou nesta quinta-feira (24) que fez uma mudança importante no seu algoritmo de pesquisa em esforço para melhorar o ranking dos site de de alta qualidade nos resultados de busca. O objetivo é reduzir a visibilidade dos sites de baixa qualidade.Embora a empresa não tenha dito explicitamente, a mudança parece ser dirigida, em parte, às chamadas “fazendas de conteúdo” (content farms), como o “eHow” e “Answerbag”, que geram artigos baseados em pesquisa populares para subir ao topo do ranking e atrair cliques.
O Google vem enfrentando críticas por parte de alguns usuários para permitir que os artigos que não são úteis para aparecer com destaque nos resultados da pesquisa. Isso agora mudou, de acordo com a empresa.
O buscador disse que faz cerca de 500 mudanças em seu algoritmo por ano, mas a maioria é tão pequena que a empresa prefere não anunciá-las. Porém, esta última modificação irá afetar 11,8 por cento das buscas, valor grande o suficiente para alterar significativamente os resultados que as pessoas vêem.
O anúncio não mencionou fazendas conteúdo. Mas Matt Cutts, líder da equipe de combate a spams, tem falado nas últimas semanas sobre o problema e disse que o Google estava trabalhando em mudanças em seu algoritmo para resolvê-lo. “Em geral, existem algumas fazendas conteúdo que eu acho que seria justo chamá-las de spam, no sentido de que a qualidade é tão baixa que as pessoas reclamam”, disse em entrevista recente
Fonte: G1