Gestão de Projetos – mercado, carreira e oportunidades

5 de julho de 2012


esic_250O vice-presidente de Comunicação e Marketing da Project Management Institute – Paraná Chapter (PMI-PR), Thiago Ayres, foi o palestrante do último Central de Cases que aconteceu no dia 29/07 na ESIC Business & Marketing School. Durante pouco mais de uma hora, Ayres explicou a relevância e o crescimento do profissional de Gestão de Projetos nas empresas, a partir de estatísticas, dados e exemplos práticos.

A palestra iniciou com a apresentação de um vídeo em que mostra com números a “Era de Hipermudança” em que se vive hoje em dia. Com diversas ferramentas à disposição, as pessoas se veem diante de um universo de informações e acesso, sendo que se há algo certo atualmente, é a mudança. Nas empresas esta realidade também é presente, com a gestão de projetos como o catalisador das mudanças corporativas.

Atualmente, US$ 13 trilhões são gastos através de projetos, o que representa 20% do PIB global. Aproximadamente 20 milhões de pessoas trabalham com equipes de projetos, em 2016, a expectativa é que sejam 32 milhões de profissionais na área. “A gestão de projetos é uma capacidade que garante a diferenciação das empresas, confere maior capacidade de manobras e liderança nos mercados”, disse.

Investir em projetos é necessário, bem como saber quais as principais causas dos fracassos, para não cometer os mesmos erros. Na explanação e Ayres, segundo a PricewaterhouseCoopers, 50% dos fracassos são rastreáveis e os principais problemas estão em estimativas ruins, prazos perdidos, não saber gerenciar mudanças no escopo ou o planejamento fraco de RH.

Com o domínio daquilo que pode influenciar no sucesso do projeto, a empresa perceberá as contribuições que a gestão desta área impacta. “Na execução há melhorias nos resultados, performance e taxa de sucesso. Também há a integração, com estratégia operacional, comunicação, agilidade e otimização de recursos, além do aprendizado, com gestão de mudança, inovação e capacidade de introduzir novos produtos e serviços”, explicou Ayres. A conclusão evidente é que: o mundo precisa de projetos qualificados.

Mercado de Projetos no Brasil – Sob uma perspectiva macroeconômica, o especialista mostrou que, enquanto o mundo está em crise, o Brasil é uma fonte de investimentos. Com isso, a fragilidade da cultura e da organização brasileira se evidenciam, notadamente em áreas como infraestrutura, capacitação e burocracia. São dificuldades históricas que aparecem na gestão de projetos, principalmente os grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíadas e Rio +20. “Além disso, o país ainda toca projetos do PAC, PAC2, pacotes de estímulo e de iniciativa privada. A expectativa de investimentos em projetos no país é de US$ 1 trilhão”, afirmou. Ayres finalizou este capítulo da sua palestra com uma compilação de matérias sobre a gestão de projetos do país, extraídas dos principais veículos de comunicação do Brasil.

Mercado de projetos no Paraná – Na avaliação de Ayres, o Paraná tem grande potencial para o profissional da área de projetos, pois concentra importantes players do mercado nacional. É o caso de empresas como HSBC, Renault, Kraft Foods, Audi, Volvo, Itaipu Binacional, Petrobras, ExxonMobil, Positivo Informática, GVT, Vale, Electrolux.
O especialista também comentou a evolução do profissional dentro de uma empresa que, geralmente, inicia como membro de um time, passa para líder de um time até se tornar líder de líderes de time.

PMI – Por fim, Ayres falou da experiência da PMI no Brasil e no mundo, a sua história e representatividade no cenário nacional e internacional. As certificações da entidade são globalmente conhecidas, válidas em todos os países e indústrias. “Podem (as certificações) elevar a média salarial e aumentar a empregabilidade do candidato. Já para a empresa geram aumento de confiança na entrega do produto do projeto, servem como um elemento para planejamento de carreira e um estímulo aos funcionários”, falou.

Segundo ele, a PMI pode proporcionar o desenvolvimento e a qualificação profissional, valorizar a profissão, promover trocas de experiências e responder às necessidades do mercado por oportunidades. “A PMI é um orquestrador, um gerenciador de recursos”, finalizou. O site da PMI-PR é www.pmipr.org.br.

“Eventos como estes são fundamentais para que alunos de programas MBA tenham contato direto com as práticas profissionais do mercado. Prática muito importante já realizada em nossos campi na Europa e que está trazendo excelentes resultados, aproximando os profissionais que cursam os programas Master e MBA da ESIC da realidade do mundo corporativo empresarial”, disse o coordenador de MBAs, Masters e Executive Education da ESIC no Brasil, Alexandre Weiler.

A próxima palestra do Central de Cases da ESIC acontece em agosto com o professor e consultor Denis Alcides Rezende sobre “Planejamento Estratégico para Organizações Inteligentes”.

Contato