Um grupo de 65 pessoas participou no último dia 24/07 da palestra “Inteligência Organizacional e o Impacto na Gestão de Pessoas”, com o consultor e professor Denis Alcides Rezende (Pós Doutor), que foi realizada na Softcine. A palestra foi promovida pela ABRH-PR.
A proposta foi de apresentar conceitos e modelos de Inteligência Organizacional em desenvolvimento em organizações privadas e públicas, onde as pessoas são recursos imprescindíveis para o sucesso ou o fracasso desse projeto. De acordo com Rezende, o evento foi muito agradável, com o público receptivo às provocações feitas por ele. “Esta discussão é de indubitável importância, pois os profissionais de recursos humanos podem ser os gestores do Projeto de Inteligência Organizacional. A inteligência das organizações exige pessoas ‘não triviais’, diferenciadas, oportunas e com atitude. Dessa forma, o projeto estratégico de pessoas deve ser planejado e implantado em conjunto com o projeto de inteligência organizacional”, diz.
A vice-presidente da ABRH-PR, Susane Zanetti, compartilha desta opinião em que a aplicação de conceitos como inovação, criatividade, qualidade, entre outros, são essenciais para o entendimento do modelo. “O evento foi muito importante para que as áreas de Gestão de Pessoas conheçam os conceitos e a forma de implementar a Inteligência organizacional nas organizações. E isto só ocorre quando entendemos que a Inteligência organizacional é um projeto estratégico que exige pessoas diferenciadas, oportunas e com atitude. Ou seja, que não façam o básico ou o comum”, afirma. Para a realização da inteligência organizacional nas empresas é necessário elaborar projetos de estratégias, informações, conhecimentos, sistemas de informações, tecnologia da informação e de processos organizacionais, mas principalmente, um projeto estratégico de pessoas e respectivo perfil profissional.
Rezende ressalta a importância da ABRH-PR como fomentadora de eventos como esse, que de forma provocativa e contemporânea mostra a realidade das organizações e a exigência de profissionais de RH antenados com essas novas habilidades. “O evento pode oportunizar novos projetos pessoais e profissionais alinhados com as organizações que pretendem ser diferenciadas, ou seja, inteligentes”, finaliza.