UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Estratégia para crescer

30 de abril de 2009


Empreender é a melhor forma de driblar a crise

O setor gráfico é considerado um dos termômetros da macroeconomia, se as empresas investem em impressos promocionais, comerciais, documentos fiscais e embalagens, significa que possuem recursos e resultados em decorrência da realização de suas atividades. Apesar do volume de trabalho, a concorrência é grande, formada por empresas especializadas e pela tecnologia, que proporciona soluções caseiras para a impressão. Assim como outros segmentos, a solução é diversificar e procurar novos mercados, estratégia adotada pela Imprima Fácil, gráfica digital que compõe o Grupo Comunicare, de Curitiba (PR).

Há dois anos a empresa estuda a ampliação do negócio, que culminou na proposta de abrir lojas em shopping centers, tendência apontada nos grandes mercados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Com um investimento inicial de R$ 500 mil, a Imprima Fácil inaugurou o primeiro empreendimento no shopping Palladium, em maio passado, como uma loja teste para avaliar a aceitação do público. “Foi uma estratégia arriscada, mas bem fundamentada. O mercado está cada vez mais enxuto é preciso pulverizar o nosso serviço para podermos crescer”, analisa Raphael Manzoni, diretor da empresa.

Menos de um ano após abrir a primeira loja, a Imprima Fácil inaugura nesta semana uma filial, no shopping São José, no município de São José dos Pinhais (PR). No local, o consumidor encontra os serviços de impressão de baixa demanda, personalização, xerox, plotagem, além de uma linha de produtos que inclui cartões de datas comemorativas, agendas, álbuns e papelaria profissional. “A aceitação da primeira loja foi fundamental para investirmos em São José, avaliamos de forma muito positiva esta união entre o serviço e o ambiente de um shopping center”, diz Manzoni.

Com o crescimento dos centros urbanos, o shopping center se tornou a primeira opção de consumo para muitas pessoas. A busca pela segurança, comodidade, conveniência e flexibilidade de horários é determinante na hora de escolher aonde ir para realizar compras ou passar momentos de lazer. Segundo Manzoni, um novo público surgiu para a Gráfica com a nova loja, atraído pelo serviço inusitado ou pela facilidade em relação aos prazos e horários de atendimento.

Com um crescimento acima da média paranaense nos últimos anos, o município de São José dos Pinhais possui uma renda per capita de R$ 677, considerada uma das mais altas do estado, segundo dados do IBGE. Com este cenário positivo, a Imprima Fácil pretende atrair os moradores da região, o público das grandes empresas instaladas próximas à cidade e profissionais em trânsito por Curitiba, pelo aeroporto Afonso Pena.

“Fomentamos a economia local, abrimos ofertas de emprego e o acesso a serviços diferenciados à população de São José dos Pinhais. Assim, contribuímos para o crescimento do comércio na região”, finaliza Manzoni.

A loja da Imprima Fácil no shopping São José está localizada no piso G1. Mais informações: (41) 3081-3588 ou www.imprimafacil.com.br.

Contato