UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Escola de negócios oferece formação executiva no exterior

20 de julho de 2010


 

Estudar em outro país é um atrativo no mercado profissional brasileiro. Conhecendo esta tendência, diversas instituições oferecem um intercâmbio de estudos com parcerias firmadas no exterior. Modelo que não garante a admissão do candidato, a equivalência do programa curricular e a segurança, por parte do aluno, de ter uma referência no Brasil em caso de problemas. A ESIC Business & Marketing School, com sede em Curitiba (PR), não segue esta receita por ser a única instituição internacional do sul do Brasil. A sede brasileira integra a rede internacional de escolas de negócios ESIC, cuja matriz se localiza na Espanha, juntamente com outros 13 campi em cidades da Europa.

Com este diferencial, a ESIC no Brasil oferece ao mercado a possibilidade de formação internacional em nível de executive education (programas avançados rápidos) e em pós-graduação, com opções de MBA’s e Masters, nas áreas de gestão, negócios, finanças, mercados internacionais e marketing. A instituição é a mais procurada por executivos da América Latina, sendo a líder deste segmento na Europa. “Os cursos oferecem excelente formação conceitual e prática com profissionais que ocupam cargos diretivos nas maiores empresas mundiais, ideal para quem quer criar ou liderar empresas, ou ainda desempenhar funções que exijam alto nível de qualidade, fundamental para atuar no mercado globalizado de hoje”, diz Alexandre Weiler, coordenador de pós-graduação da ESIC no Brasil. O departamento de pós-graduação em Curitiba (PR) também é o responsável por realizar os procedimentos de seleção dos candidatos no Brasil e países da América Latina aos cursos no exterior da instituição.

Segundo Weiler, o candidato que realizar o processo seletivo no Brasil já sai do país com a vaga assegurada do curso escolhido. Além do procedimento burocrático, os profissionais da instituição prestam uma consultoria ao estudante na escolha do programa mais adequado a sua realidade profissional, bem como aconselhamento de carreira. “A avaliação consta de entrevista, análise de currículo, análise de case e prova de suficiência em língua estrangeira. Inclusive há condições financeiras mais vantajosas para candidatos encaminhados pela ESIC / Brasil. No momento, estamos enviando vários candidatos do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e de outros países da América Latina”, complementa.

Uma gama de cursos

Atualmente, a ESIC disponibiliza ao executivo brasileiro as seguintes opções de estudo internacional: Executive MBA (600 horas na Espanha), MBA Full Time (800 horas na Espanha), MBA International (800 horas em inglês na Espanha), MIB (600 horas, ensino bilíngüe dividido entre a Espanha e a Universidade da Flórida com diploma norte-americano e europeu, bem como treinamento prático opcional em empresa dos EUA) e MBA de Michigan (600 horas na Universidade de Michigan), além de dezenas de Masters Executivos. “Os cursos que são realizados integralmente na Europa ou nos EUA recebem diploma destes países. Cursos de Executive Education (Programas Superiores e Programas Avançados) possuem certificado próprio, enquanto disciplinas e módulos adicionais cursados em programas da ESIC Europa recebem certificado atestando carga horária e aproveitamento. Trata-se da oportunidade única de cursar programas internacionais de alta qualidade, de forma segura e com acompanhamento especializado”, explica Weiler. O ensino é embasado em disciplinas globalizadas com programas e conteúdos orientados para uma realidade mundial, a metodologia é baseada em cases, exercícios e simulações.

Fundada em 1965, a ESIC Business & Marketing School foi o primeiro centro de estudos superiores de Marketing da Espanha. Líder em seu segmento de atuação, é totalmente focada na Gestão de Negócios e Marketing. Estabeleceu-se em Curitiba em 2001 com o objetivo de oferecer o mesmo nível de formação europeu no Brasil. De acordo com a revista AméricaEconomia, na área de formação executiva a instituição é a 12ª no mundo, está entre as 57 melhores na área de gestão em finanças, conforme o jornal Financial Times e, segundo a revista Você S/A, a ESIC possui o melhor MBA Executivo do sul do Brasil, conforme a última edição de 2009.

Com uma vocação de renovar o ensino de negócios, a ESIC atualiza sistematicamente seus programas para proporcionar a aplicação imediata das novidades do mercado. “É um esforço permanente em observar, estudar, analisar e responder às inquietações do mundo empresarial cada vez mais dinâmico e desafiador. Este mundo propicia oportunidades a todos, porém somente aqueles que estão preparados podem aproveitá-las”, diz Weiler.

Outro aspecto que diferencia a instituição no mercado brasileiro é o seu credenciamento em entidades internacionais de ensino. A ESIC é membro da  Executive MBA Council (Estados Unidos), European Foundation for Management Development (Europa), o Consejo Latino Americano de Escuelas de Administración (América Latina), Asociacón Española de Escuelas de Dirección de Empresas (AEEDE), The Association to Advance Collegiate Schools of Business, entre outras. Estes organismos são instituições sérias, internacionalmente reconhecidas e adotam critérios rigorosos que atestam a qualidade de seus membros. Além disso, a ESIC mantém acordos com outras instituições em países como França, Estados Unidos, Dinamarca, Alemanha, Mônaco, Portugal, México, Peru, Reino Unido e Escócia.

Mais informações: www.esic.es ou www.esic.br.

Contato