D’OM desenvolve comunicação digital da nova fase do Sistema Campo Limpo

12 de junho de 2025


Maior programa de logística reversa do agro brasileiro lança novo posicionamento criado pela Touch Branding

Há mais de duas décadas, o Sistema Campo Limpo transformou a forma como o agronegócio brasileiro lida com a destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O que começou como um desafio ambiental e regulatório se tornou referência mundial em logística reversa, com resultados expressivos: mais de 800 mil toneladas de embalagens corretamente destinadas, a participação de mais de 1,8 milhão de propriedades rurais, 400 unidades de recebimento e 10 recicladoras atuando em todo o país. Entre 2002 e 2023, o programa evitou a emissão de 1,05 milhão de toneladas de CO₂ equivalente, comprovando seu impacto ambiental positivo e duradouro.

Agora, em uma nova fase, o Sistema Campo Limpo lança seu novo posicionamento institucional: “Por Um Destino Melhor”. Criado pela Touch Branding, o conceito reforça que todos os envolvidos – agricultores, indústria, recicladores, cooperativas e a sociedade – são beneficiados por essa grande engrenagem colaborativa que movimenta o agro e protege o meio ambiente.

“A Touch identificou o insight de que quanto mais os diversos elos se sentirem responsáveis compartilhados pelo sistema, maior é o pertencimento e maior ainda é o impacto, tanto o ambiental, quanto o impacto específico para cada um deles. Estão todos mobilizados por um destino melhor, no sentido da destinação das embalagens, do destino de cada participante da cadeia e do destino da sociedade como um todo.  A partir de “Por um destino melhor”, novo posicionamento do Sistema Campo Limpo, a Touch também desenvolveu a nova identidade visual e as definições de mensagens-chave por público de interesse”, explica Ricardo Sapiro, sócio proprietário da Touch Branding.

Em parceria com a LVBA Comunicação, agência responsável pelo planejamento estratégico, pelas ações de imprensa e pela gestão das mídias sociais do Sistema Campo Limpo, a D’OM Soluções Improváveis foi escolhida para desenvolver as peças da campanha 100% digital. O objetivo é destacar o papel fundamental de cada elo da cadeia no sucesso do programa, valorizando o protagonismo coletivo que sustenta o Sistema Campo Limpo.

“Engajar e despertar o orgulho de todos os elos participantes deste Sistema é o grande objetivo desta campanha” comenta Marilene Iamauti, gerente de sustentabilidade do inpEV, entidade que representa a indústria fabricante no Sistema Campo Limpo.

Segundo Filipe Cuvero, CCO da agência D’OM, a campanha tem um toque humano fundamental. “Cada agricultor, cada trabalhador rural que lava as embalagens, cada responsável pelo recebimento e separação do material, cada colaborador das recicladoras – todos são astros de nossa campanha. Porque é com o trabalho e dedicação de cada um deles que existe o Sistema. Por isso, nosso tema está centrado na primeira pessoa: EU CUIDO, EU SOU O SISTEMA CAMPO LIMPO.” comenta Cuvero.

A campanha começou em maio no YouTube e redes sociais do Sistema Campo Limpo e abrange várias peças e ações de campo durante os próximos meses. Acompanhe em https://youtu.be/lpLfUDpdzP4?feature=shared

Sistema Campo Limpo 

O Sistema Campo Limpo é uma referência mundial em logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema já destinou de forma ambientalmente correta mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias e sobras pós-consumo em todo o Brasil.

A operação é baseada no princípio da responsabilidade compartilhada entre os elos da cadeia produtiva — indústria, canais de distribuição, agricultores — com o suporte e fiscalização do poder público.

Presente em todo o país, o Sistema conta com 411 unidades de recebimento, mais de 256 associações de revendas e cooperativas, e ações como os Recebimentos Itinerantes, que ampliam o alcance junto aos pequenos produtores. No total, mais de 2 milhões de propriedades rurais são impactadas.

Com o propósito de construir um destino melhor, o Sistema Campo Limpo mobiliza o setor agro para ações sustentáveis, eficientes e de impacto social e ambiental compartilhado.

Mais informações sobre o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site no Facebook, Youtube, Instagram e TikTok.

Sobre a D’OM – A D’OM Soluções Improváveis foi fundada em fevereiro de 2022, sob a liderança de três renomados profissionais do mercado de publicidade, marketing e branding (Mario D’Andrea, Filipe Cuvero e Zeh Henrique Rodrigues) com o objetivo de ajudar empresas e departamentos de marketing na solução de problemas de construção de marca e resultados de vendas. É a sexta empresa do Grupo OM Comunicação Integrada.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO: Eu sou o Sistema Campo Limpo.

Agência: D’OM Soluções Improváveis

CEO e sócio-fundador: Mario D’Andrea

CCO e sócio-fundador: Filipe Cuvero

Criação: Filipe Cuvero, Mario D’Andrea, Elena Ferreira, Matheus “Gagau” Reckziegel

Atendimento: Claudia Menezes e Bianca Tamar

RTV: Bianca Mascarenhas e Michele Franco

Aprovação pelo cliente:

Marilene Iamauti, Talyta Morais e Marcelo Maia

Produtora: Farol

Diretor: Jonas Tadeu

Atendimento: Cris Suplicy

 

Contato