Em setembro e outubro, o Sinapro/PR promoveu em parceria com a Lumen FM um Seminário de Comunicação em Curitiba e em Maringá.
Direcionado a proprietários de agências filiadas ao Sindicato e não filiadas, o ciclo de conhecimento apresentou as palestras Como usar a Lei Rouanet para potencializar suas ações de marketing (ministrada pelo diretor artístico da Lumen FM, Rulian Maftum) e Como negociar com as Áreas de Compras dos anunciantes-As lições do ex-diretor mundial de compras da Procter&Gamble (por Rodrigo Havro Rodrigues, presidente do Sinapro/PR).
Veja abaixo o depoimento de profissionais que participaram do Ciclo.
CURITIBA
“Eu recebi um email marketing enviado pelo Sinapro/PR sobre a primeira edição do Seminário de Comunicação e resolvi participar. As duas palestras foram interessantes – a da Lumen, por abordar um assunto pouco conhecido pelas agências de comunicação, e a do presidente Rodrigues por enfatizar a importância do posicionamento da agência diante do cliente e suas dicas de negócio. A iniciativa do Sinapro/PR não poderia ter sido melhor! Como sugestão para os próximos encontros, seria bacana oferecer um workshop ou promover um debate abordando os temas de Marketing Digital e/ou Comunicação Digital”. Leticia Stecanella de Oliveira, atendente da Agência Competence
“Gostei das duas palestras e acho bem bacana trazer assuntos que nos ajudem a entrar em ambientes diversos da comunicação. Curitiba já fica fora do roteiro principal da publicidade no Brasil, então é importante que possamos ter acesso a informações privilegiadas que nos ajudem a alcançar patamares mais altos. Como sugestão, futuramente podemos discutir sobre valores, pequenas e grandes parcerias, acessibilidade a novos formatos e possibilidades, negociações, estratégias e como identificar problemas de comunicação e propor soluções”. Beatriz Souza, gerente de Mídia da Agência Fuego
“Fiquei sabendo do seminário através de um colega da agência e gostei muito da iniciativa do Sinapro/PR, principalmente porque gosto bastante deste ‘formato1 de atividade, com palestras. É importante que tenhamos contato com colegas de profissão fora da agência porque isso expande nosso conhecimento e networking. Acho válido todo tipo de encontro e relacionamento entre profissionais, já que trabalhamos com comunicação. Se fosse para sugerir outra atividade, indicaria algo como um encontro informal em algum lugar diferente, mais como um bate papo sobre a profissão, cases e experiências, porém sob a orientação de alguém do Sinapro/PR. Um assunto que também acho interessante para abordar é a questão de planejamento de campanha para clientes e também o planejamento das atividades internas da agência”. Guísela Mendes, atendimento da Agência Zero Cinco Propaganda
MARINGÁ
“Depois que recebi o convite impresso, eu participei do seminário e gostei muito, principalmente por esta proposta de qualificar e “agitar” os profissionais da região. Um ponto destacado que me chamou a atenção foi o das possibilidades que a Lei Rouanet oferece a agências e anunciantes. Avalio positivamente a iniciativa do Sinapro/PR, porque o mercado do interior precisa desse tipo de incentivo para romper barreiras que ainda interferem no crescimento dos profissionais e das agências locais”. Rafael Grosskreutz Pereira dos Santos, diretor de Criação da Agência Factory Total
“O Sinapro/PR está de parabéns pela iniciativa. Fiquei sabendo do encontro através do email marketing e me interessei. Gostei muito da apresentação sobre a Lei Rouanet, desconhecida por muitos profissionais e agências, e também sobre a proposta de contratos fee mensais e pré pagos que o presidente Rodrigo Rodrigues nos apresentou. Futuramente seria interessante a realização de amostras culturais com apresentação de profissionais de mídia que foram premiados em concursos para apresentar seus cases. Hoje, a maior parte do faturamento de muitas agências diz respeito às mídias digitais, então este também seria um tema interessante a ser abordado”. Luciano Silva, Mídia e Produção da Pubblicitè Comunicação e Marketing
“Recebemos o convite do Sinapro/PR para participação do seminário e ambas as propostas trabalhadas foram bastante pertinentes. Foram vários pontos relevantes apresentados, cada um em sua particularidade. No entanto, os esclarecimentos prestados sobre quem pode aderir a Lei Rouanet e quais suas modalidades merece destaque em decorrência do desconhecimento de grande parte do pessoal da área de comunicação aqui da região. A iniciativa do Sinapro/PR foi bastante interessante e demonstrou a preocupação do Sindicato em proporcionar, a seus filiados ou não, um aprofundamento de conhecimentos para aperfeiçoar os trabalhos das agências, além de trazer mais benefícios ao cliente e melhorar o setor de comunicação do Estado. Em virtude da ascensão da área e das tendências de mercado e da grande demanda de clientes que procuram por este serviço, sugiro para um próximo encontro abordar temas ligados ao Marketing Digital, SEO, SEM e otimização nos buscadores, por exemplo”. Sarah Priscila dos Santos, Pubblicitè Comunicação e Marketing, Atendimento
“Acho muito válida esta iniciativa do Sinapro/PR. Recebi o comunicado através de email marketing e me interessei pelo que seria abordado. Aprendi muito sobre a Lei Rouanet e também sobre como nos desvencilharmos dos problemas que enfrentamos no dia a dia de uma agência. Adorei participar. Como sugestão, acho que futuramente seria interessante um encontro sobre planejamento e pesquisa, para aperfeiçoar a área que eu atuo”. Willian Marcel Silva Martins, planejamento e Pesquisa da MKT Publicitè
“Gostei muito das apresentações e acredito ser difícil destacar um ponto apresentado, porque gostei de tudo. Esse foi o primeiro seminário do Sinapro/PR em nossa região e toda informação é válida. Só tenho uma palavra a dizer: excelente! Acredito que cursos com temas específicos de cada área poderiam ser outra opção de atividade. Trabalhamos muito com prefeituras e órgãos públicos e, nesta área em específico, temos pouquíssimas informações, comparações ou dicas de procedimentos, leis e formatos de trabalhos mais adequados. Nosso formato de trabalho e de todos os procedimentos que fazemos para atender esse segmento está dentro das leis que regem esse tipo de contrato, mas mesmo trabalhando desta forma temos muitas dúvidas neste tema. Por isso sugiro este como um futuro tema para ser abordado no próximo seminário do Sinapro/PR em nossa região”. Marcio Alexandre Giroldo gerente M7M Publicidade e Propaganda