Curitiba terá no dia 11 de Novembro a 5ª Campanha do Dia Mundial do Diabetes

4 de outubro de 2017


 

 Apresentação do PowerPointO Centro Paranaense de Oftalmologia (CPO), juntamente com a Associação Paranaense do Diabético Juvenil (APAD) e a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), promovem no dia 11 de Novembro (sábado) a quinta edição da Campanha do Dia Mundial do Diabetes, que tem a proposta de alertar a população sobre os riscos do Diabetes Melitus para os olhos, através de orientação médica gratuita.

Ao longo do dia, as “10 Estações” de atendimento que integram o evento realizarão exames gratuitos de glicemia, pressão arterial sistêmica e exame de fundo de olho, todos efetuados por oftalmologistas e técnicos especializados. Em 2016, a ação contou com a participação de 110 colaboradores multidisciplinares (entre oftalmologistas, profissionais de Nutrição e Educação Física), impactando positivamente 2 mil pessoas com 7,2 mil exames de diversas especialidades, tudo gratuitamente.

“O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento, como medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares”, ensina o médico oftalmologista Cristiano Toesca Espinhosa. “Também é de extrema importância que o paciente com diabetes receba educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados. Sem isso, os pacientes estão menos preparados para tomar decisões, o que pode resultar em prejuízo para a saúde e em uma grande probabilidade de desenvolver complicações”, acrescenta.

Dados indicam que a maioria dos pacientes não tem acesso à educação em diabetes, devido a fatores como custo, distância e falta de serviços apropriados; o diabetes é uma das principais causas de cegueira irreversível; 90 % das pessoas que tem diabetes, não sabem que pode causar cegueira.

10 Estações de atendimento – com serviços como: 

  • Atendimento e orientação a pacientes com glicemia e pressão alta.
  • Realização de exame de fundo de olho e orientações médicas direcionadas ao paciente diabético.
  • Nutricionistas e estudantes de nutrição, abordando as relações da obesidade com o Diabetes Melitus.
  • Alunos de Educação Física orientarão o público sobre as atividades físicas indicadas para cada caso.
  • Médicos Endocrinologistas.
  • Realização de fotocoagulação a laser para tratamento de retinopatia diabética.
  • Exame do pé diabético;
  • Obesidade x Diabetes;
  • Cardiologia.
Contato