
Curitiba foi a única cidade brasileira, além da anfitriã do evento, a marcar presença como expositora na Rio Innovation Week, maior encontro de inovação da América Latina, que reuniu mais de 180 mil pessoas na última semana, no Rio de Janeiro.
A iniciativa marca o start de um piloto estratégico que une inovação, turismo e empreendedorismo, apresentando ao público o talento de Curitiba nas mais diversas áreas, quebrando paradigmas que a inovação se refere somente à tecnologia e reforçando que Curitiba e o Curitiba Convention estão prontos para crescer ainda mais, conectando negócios e posicionando a cidade como referência nacional no setor. “Nossa participação reforçou o protagonismo da cidade no cenário de inovação e evidenciou o posicionamento estratégico da nossa entidade, focado principalmente no turismo de negócios e eventos”, diz a Presidente do Curitiba Convention, Gislaine Queiroz.
No estande, uma parceria inédita entre Curitiba Convention, Agência Curitiba de Desenvolvimento e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), Curitiba apresentou de forma conjunta o potencial do ecossistema de inovação.
Associados do Curitiba Convention marcaram presença no estande divulgando seus trabalhos, em especial a Serra Verde Express, Wikitravel.ai e Nenemann Audiovisual, destacando a força da governança colaborativa e da atuação integrada entre poder público, iniciativa privada e entidades do setor.
Durante o evento, representantes do Curitiba Convention concederam entrevistas e enfatizaram o compromisso de Curitiba com o turismo responsável, mostrando que a capital paranaense se consolida, ao mesmo tempo, como referência tecnológica e destino de turismo de inovação.
O bureau teve papel ativo em diferentes painéis da programação. A Presidente Gislaine Queiroz esteve no painel “Turismo e Inovação como Soft Power”, juntamente a Marcelo Freixo, presidente da Embratur, debatendo o valor estratégico do turismo para a diplomacia cultural e o desenvolvimento sustentável. Junto com eles, o associado Cid Vianna integrou o painel “IA e a Segurança da Governança Global: Desafios e Oportunidades para o Bem-Estar Social”. Já a coordenadora de Projetos e Inovação do Curitiba Convention, Yesica Vecchi, conduziu o painel “Latam – Conexões Andinas e Sul-Americanas: Da Cordilheira ao Cone Sul”.
A articulação entre representantes do setor público, o Convention e o ecossistema produtivo foi destacada no painel “Estratégias de Inovação: o Case Vale do Pinhão”, que reuniu lideranças curitibanas para apresentar o modelo de inovação e colaboração implementado na cidade. O painel foi formado por Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-PR; Gislaine Queiroz, Presidente do Curitiba Convention; Nicolás J. Ramírez Torres, coordenador da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação; e Bernardo Machado, superintendente da Prefeitura de Curitiba. “Destaco como um dos pontos altos não só do painel como do evento, o compromisso da Prefeitura de Curitiba de incluir, no calendário oficial do município, um evento anual voltado à inovação e à tecnologia”, comemora Gislaine.
“Foi um momento extremamente positivo de networking e geração de negócios, tanto para as empresas integrantes do Curitiba Convention quanto da Assespro-PR, além de representar uma importante oportunidade de atração de novos investimentos e eventos para a cidade de Curitiba”, conclui Fernanda Assis, gerente de negócios e comunicação do Curitiba Convention.