O governo cubano desbloqueou o acesso ao site da blogueira dissidente Yoani Sanchez, proibido na ilha desde 2008. Em uma mensagem no Twitter, Yoani especulou por quanto tempo os cubanos poderão ter acesso a seu blog, Generación Y. “Um pequeno buraco se abriu na longa noite da censura”, afirmou.
Formada em filologia, Yoani, de 35 anos, vive em Havana e tornou-se o principal rosto internacional da dissidência cubana na era da internet ao relatar as dificuldades do cotidiano na ilha comunista e criticar abertamente o regime. Em seu próprio país, onde o acesso à internet é limitado, ela é pouco conhecida. No exterior, no entanto, Yoani já recebeu diversos prêmios e foi listada pela revista americana Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008. Seu blog é traduzido para 15 línguas e ela conta com mais de 100 mil seguidores no Twitter.
O governo não explicou o desbloqueio do blog de Yoani, que ocorreu enquanto Cuba recebe uma conferência de ciência da computação. Informações da Reuters [8/2/11].