UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

CREA-PR faz ação da Agenda Parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná

17 de maio de 2011


Conselho e seus profissionais apresentarão o novo formato da Agenda Parlamentar, que desde 2008 realiza um grande diagnóstico das carências do Paraná e elabora propostas viáveis a curto e médio prazo

 

Nesta quarta-feira (18), o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná) realiza visita dos profissionais do Sistema à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. O propósito é repetir a bem sucedida experiência realizada em 2009 e visitar os gabinetes dos 54 deputados estaduais, levando desta vez o novo formato do programa Agenda Parlamentar, desenvolvido pelo CREA-PR para aproximar os profissionais das áreas tecnológicas com o poder público e colaborar com as gestões municipais.

Cada parlamentar receberá das mãos do CREA-PR um kit composto por um documento com sugestões resultantes da agenda para o plano plurianual no estado – PPA (aos moldes do que já foi entregue ao governador Beto Richa), além dos 19 cadernos temáticos formatados pelo Conselho (que abordam assuntos como mobilidade urbana, acessibilidade, cercas eletrificadas, conservação de solos e da água, iluminação pública, inspeção e manutenção predial, instalações provisórias, licenciamentos ambientais, licitações e obras públicas, segurança, obtenção de recursos, planos diretores, prevenção de catástrofes, produtos orgânicos, resíduos sólidos, saneamento ambiental e uso e reuso da água, entre outros) e do Plano Estadual de Logística e Transporte para o Estado do Paraná – PELT 2020 (ação conjunta do CREA-PR, FIEP-PR, Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná e Instituto de Engenharia do Paraná que fez um diagnóstico completo da infraestrutura e logística no Paraná nos setores de rodovias, ferrovias, portos e rios navegáveis, aeroportos e regiões metropolitanas).

Às 14h, o presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr, e o presidente da ACAMPAR, parceira do programa, vereador Bento Batista da Silva, farão um pronunciamento no Grande Expediente da Assembléia Legislativa. “Esse evento é mais um exemplo do momento especial que vive o Paraná. “Mudanças positivas como as que estão sendo adotadas na Assembleia Legislativa, aliadas a maior aproximação do legislativo local com as entidades de classe, como o CREA-PR, capacitam o vereador para atender a população, e são reflexo do nosso amadurecimento democrático”, comenta o vereador Bento Batista da Silva, presidente da ACAMPAR.

“A Agenda Parlamentar envolve os profissionais nas discussões municipais e devolve à sociedade o conhecimento que adquirimos na academia”, afirma o presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Júnior.

Novo formato

Em 2011, a Agenda apresenta um novo formato de abrangência nacional, que tem como intuito atingir os 399 municípios do Paraná e, simultaneamente, envolver todo o poder público, desde vereadores, deputados, senadores, governadores, prefeitos, secretários e ministros. Neste ano, o programa acontece em três etapas distintas: a realização das Agendas Locais (96 ao todo, com início em março), as Agendas Regionais (07, nas regionais do CREA-PR em todo o Estado, no segundo semestre) e as Agendas Estaduais, com ações na Assembleia Legislativa do Paraná e debates em Curitiba e Foz do Iguaçu em parceria com os senadores, governo do Estado e deputados paranaenses.

Em seu primeiro ano, a Agenda priorizou o debate dos projetos de lei, passando em 2009 e 2010 ao estudo das carências dos municípios e à elaboração de propostas por parte de entidades de classe vinculadas ao CREA-PR. De um total de 237 propostas, 35 já foram concluídas e 101 estão em andamento. Entre algumas das soluções que surgiram ao longo do trabalho estão: elaboração de um plano de acessibilidade e adequação dos passeios públicos em Marechal Cândido Rondon, a revisão do plano viário de Toledo, a construção do anel viário de Cascavel (Contorno Norte), fazendo a ligação da BR 467 com a BR 369 e a BR 277, um plano comunitário de recuperação e manutenção em estradas rurais com reaproveitamento de resíduos da construção civil para acesso às propriedades rurais de Maringá, a numeração das residências e identificação das ruas nos municípios do litoral e a destinação de resíduos orgânicos, separação, aterros sanitários, coletas seletivas e sua disposição final em Curitiba.

Agora, a Agenda, além de manter a elaboração de propostas para os municípios, acompanhamento dos projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa, terá outro grande produto os EBDR-Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional, ou seja, um diagnóstico prático apresentado ao gestor sobre como e onde ele poderá obter recursos e com qual finalidade. “Estamos com uma visão mais prática do trabalho, para entregar nas mãos dos gestores um relatório pronto com recursos disponíveis em fundos e programas do Governo e para que tipo de obra eles podem ser utilizados”, explica Claudemir Prattes, um dos coordenadores do programa. Mais informações em www.paranaemdebate.com.br e twitter.com/paranaemdebate

 

Serviço – Agenda Parlamentar CREA-PR na Assembleia Legislativa do PR

Data: 18/05 (quarta-feira)

Horário: das 10h às 12h (visitas aos gabinetes dos deputados), às 14h pronunciamento dos presidentes do CREA-PR e da ACAMPAR no grande expediente

Contato