O CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná) e a ABES-seção Paraná (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) promovem na segunda e terça-feira (4 e 5/07), no Auditório do Bloco Azul da Universidade Positivo, o seminário “Saneamento: um desafio de nossos tempos – Por uma política estadual de saneamento”. O evento – que terá a presença já confirmada do presidente da Funasa – Fundação Nacional de Saúde, engenheiro civil Gilson Queiroz – tem como proposta chamar a Engenharia, autoridades e prestadores de serviço para discutir uma política estadual de saneamento básico, bem como a sua importância e os reflexos em um plano estadual e municipal de saneamento.
Para o engenheiro civil Gilson Queiroz, presidente da Funasa – Fundação Nacional de Saúde, é preocupante a inexistência de ações que trabalhem as questões que intervém nos agravos da saúde advindos da relação homem/ambiente. “É fundamental contar com uma política de saúde ambiental, pois sem ela temos um ambiente insalubre, que impacta em todo processo produtivo e de desenvolvimento”.
“Uma vez que já temos as diretrizes nacionais, precisamos elaborar uma política estadual pautada em instrumentos estabelecidos nessas diretrizes, visualizando que o tema saneamento básico não se resume apenas a água e esgoto, e sim a água, esgoto, resíduos sólidos urbanos e drenagem urbana”, explica o engenheiro sanitarista Edgard Faust Filho, presidente da ABES-PR. “É preciso que este planejamento tenha ligações com os planos diretores das cidades, bem como com os planos de bacias hidrográficas. Além disso, é necessário que ele esteja pautado em indicadores que permitam uma visão da saúde ambiental. Queremos alinhar o entendimento do assunto e o foco, delineando mais claramente as responsabilidades de cada um”, diz.
A demanda pelo saneamento básico é um tema recorrente apresentado pelos municípios paranaenses durante as reuniões da Agenda Parlamentar, programa desenvolvido pelo CREA-PR. O assunto será inserido nos chamados EBDR-Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional, que são diagnósticos que apresentam as carências das cidades, apresentados aos gestores públicos com informações sobre como e onde ele poderá obter recursos para esta finalidade. “Os EBDRs permitem uma visão mais prática e clara do trabalho. A inserção do assunto ‘saneamento básico’ permitirá entregar nas mãos dos gestores um relatório pronto com recursos disponíveis em fundos e programas do Governo”, explica o presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr.
O evento terá cinco eixos principais: Saneamento: Desafio de nossos tempos; Política Nacional de Saneamento Básico e o Plano Nacional – Plansab; Política de Saneamento Básico para o Paraná; Aspectos relevantes para o Plano Estadual de Saneamento Básico e Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) – Aspectos a serem considerados. Inscrições podem ser feitas pelo site www.crea-pr.org.br. Informações pelo telefone 0800-410067.