UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

CREA-PR desenvolve ações do Pacto Global

18 de abril de 2012


Conselho mostra alinhamento ao Programa e colabora com o descarte correto de pilhas e baterias usadas

Alinhado aos princípios do Pacto Global, do qual é signatário desde 2009, o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) instalou dentro de cada sede regional pontos de recebimento de pilhas e baterias usadas, que serão posteriormente encaminhadas para o correto descarte. “Esta ação contribui com o próprio plano nacional de resíduos sólidos, adequada à legislação que prevê descarte correto deste tipo de material altamente tóxico e poluente”, ressalta a gerente regional do CREA-PR em Curitiba, engenheira agrônoma Adriana Casagrande.

Compostos por uma série de metais pesados, pilhas e baterias usadas de brinquedos, controles remotos, celulares, câmeras digitais, relógios entre outros equipamentos eletrônicos uma vez depositados como lixo comum ou ainda mais grave, jogados de qualquer maneira contaminam o solo e a água dos lençóis freáticos. Tais metais podem provocar problemas à saúde como danos para os rins e até mesmo câncer.

Lançado em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Pacto Global reúne mais de 5,2 mil organizações em todo o mundo. Desde sua adesão, o CREA-PR tem desenvolvido uma série de ações relacionada à sustentabilidade do planeta e valorização do ser humano.

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios.

Ainda conforme Adriana, a participação dos funcionários bem como dos profissionais que frequentam as instalações do CREA-PR merece destaque. “Podemos perceber o comprometimento com relação às ações de sustentabilidade. Muitos funcionários contribuem com ideias e iniciativas, e isso reforça ainda mais nosso compromisso com o Pacto Global”, frisa. “Além disso, também oferecemos nossa parcela de contribuição para a sociedade, pois as portas do conselho estão abertas à comunidade para que tragam novas ideias ou mesmo para deixar as pilhas e baterias usadas, pois muitas vezes não sabem onde depositá-las”, completa a gerente.

Contato