CREA-PR apresenta estudo com soluções para demandas de Curitiba e região

12 de setembro de 2011


 

 

 

 

Análise elaborada por profissionais resulta em planos viáveis a curto e médio prazo

 

Na quinta-feira (15/09), às 14h, o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná) promove em Curitiba a edição regional da Agenda Parlamentar e apresenta o resultado dos EBDR’s (Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional), análise das principais carências da capital e cercanias e as soluções viáveis para sanar estas demandas.

“A Agenda Parlamentar tem em sua essência a colaboração dos profissionais das áreas técnicas com a gestão pública. Agora, os estudos possibilitam gerar alicerces para que os líderes locais encontrem o caminho para uma melhor captação e utilização dos recursos”, explica o presidente em exercício do CREA-PR, engenheiro civil André Gonçalves.

“Apresentaremos seis diagnósticos práticos fundamentados em dados e fatos com proposições viáveis e com orientações quanto ao acesso aos recursos para a sua viabilização”, fala o gerente da regional Curitiba do CREA-PR, engenheiro eletricista Mario Guelbert Filho. “Este material será entregue futuramente aos deputados federais e estaduais, governadores, senadores, ministros e demais lideranças municipais, regionais, estaduais e federais, para obter uma cooperação destas lideranças na busca por recursos e na implantação dos estudos”, avisa.

Os EBDR’s levantados pelos profissionais da regional Curitiba são: Resíduos Sólidos Urbanos, Programa de Desenvolvimento Agrário, Mobilidade Urbana, Drenagem e Saneamento Urbano, Incentivo ao Turismo no Litoral do Paraná e Legalização Fundiária de Propriedades Rurais. “Os temas definidos são de grande relevância para o desenvolvimento local. O programa alcança uma importância estadual, com um trabalho focado do Conselho em discutir e implementar projetos”, afirma Guelbert.

“Acredito que os estudos são indispensáveis para qualquer gestor, pois levam em conta as carências e peculiaridades específicas da região. Quando começamos o projeto, o foco eram recursos disponibilizados pelo governo e como arrecadá-los, mas o levantamento mostrou que 46% das propriedades rurais da região são irregulares. Dessa forma, os pequenos agricultores não conseguem angariar recursos e acabam não evoluindo”, comenta Edson Guenther, engenheiro civil e responsável pelo EBDR intitulado Legalização Fundiária de Propriedades Rurais.

Agenda Parlamentar

A Agenda Parlamentar é desenvolvida pelo CREA-PR desde 2008 para reunir profissionais, entidades de classe, gestores públicos e lideranças municipais, estaduais e federais do estado a fim de colaborar com a gestão pública a partir do conhecimento técnico dos profissionais das áreas tecnológicas.

A Agenda Parlamentar acontece no Auditório do CREA-PR de Curitiba, na Rua Dr. Zamenhof, 35, Alto da Glória. Confirmações de presença pelo telefone (41) 3350-6751 ou pelo email lucianesaldanha@crea-pr.org.br

 

Contato