CRASA Day falou sobre o metrô de Sidney, na Austrália

4 de maio de 2021


O segundo CRASA Day do ano aconteceu no dia 27/04 e teve como tema “Case – Metrô de Sidney”, com o Engenheiro Gianvincenzo Coppi, Senior Advisor da Ghella S.P.A, empresa parceira da CRASA Infraestrutura no Consórcio Metrô Linha 2. O encontro virtual teve a participação de cerca de 60 pessoas, entre parceiros, colaboradores e fornecedores.

 

O Diretor-Presidente da CRASA, Cid Andreucci, deu as boas-vindas aos presentes, agradecendo a presença e introduzindo o palestrante, que iniciou a sua fala apresentando a obra de construção do Metrô de Sidney, na Austrália. Coppi apresentou algumas informações técnicas da obra, como mapas dos traçados dos túneis e das estações do metrô. Ainda explicou sobre o desempenho das tuneladoras, também conhecidas como shield ou TBM (Tunnel Boring Machine), utilizadas para a escavação dos túneis, e o perfil geológico do solo local, composto por arenito, argila e sedimentos marinhos. “A escavação não teve problemas técnicos, o desafio foi na localização da obra, no centro da cidade, com áreas muito reduzidas. Foram instalados dispositivos para redução de ruído e poeira, buscando minimizar o impacto com a população lindeira a obra. A área de exposição da escavação era restrita, alguns edifícios precisaram ser demolidos. Nos momentos de pico da escavação, tínhamos 1.200 pessoas envolvidas diretamente com a obra e 500 de forma indireta”, disse Coppi.

 

O Engenheiro mostrou ao longo de sua apresentação os dados principais do projeto, especificando alguns detalhes sobre aspectos da escavação do túnel, construção, utilização de materiais e principais desafios da obra. Ao final, foi aberto a perguntas aos participantes.

 

Contato