UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Competitividade Sustentada na ESIC Business & Marketing School

24 de agosto de 2009


O impacto da atividade industrial ao meio ambiente e à sociedade é inevitável, por isso muitas empresas desenvolvem regulamentações que ampliem as medidas de prevenção e minimizem a destruição à natureza. Para falar sobre as etapas de composição de uma unidade fabril competitiva e, ao mesmo tempo, ambientalmente e socialmente responsável, a ESIC Business & Marketing School traz à Curitiba o executivo Nélson Possamai, responsável pela implantação do projeto de “competitividade sustentada” da Whirlpool Latin America, na cidade do México.

À frente de um orçamento de cerca de US$ 200 milhões, Possamai desenvolveu um modelo de negócio que equilibra o faturamento com a sustentabilidade. “A maioria das empresas dá prioridade à lucratividade a qualquer preço. Eu acredito e sigo um modelo de lucratividade sustentável que visa atingir todos os públicos atingidos e não somente o acionista”, explica. Este conceito, aplicado na fábrica no México onde Possamai atuou como gerente de Manufatura por cinco anos, será apresentado na palestra no dia 28 (sexta-feira), na ESIC.

A Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Cônsul e KitchenAid, que busca associar a gestão comercial à sustentabilidade. Após mais de 30 anos no quadro funcional da indústria, Possamai passou a investir no seu próprio negócio de consultoria. “Quando falo de sustentabilidade não falo somente de preservação do meio ambiente, mas também de aspectos comportamentais, cultura, consciência e cidadania”, diz Possamai.

A palestra “Competitividade Sustentada” acontece no dia 28 (sexta-feira), às 19h30, na ESIC Business & Marketing School, e é aberta aos estudantes da instituição e à comunidade. Mais informações: secretaria.mba@esic.br ou (41) 3376-1417.

Contato