Será realizada neste domingo (22 de maio), das 17h30 às 20h, no Teatro do Expounimed, em Curitiba (PR), a solenidade de abertura da 22ª edição da Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES, realizada até o dia 26 de maio (quinta-feira) pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação para a Saúde–UIPES em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba (pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva–Abrasco.
A cerimônia será prestigiada pelas seguintes autoridades já confirmadas: prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, presidente da UIPES, Michael Sparks, diretor da Organização Pan-Americana da Saúde/OPAS-Brasil, Joaquim Molina, e vice-presidente da Abrasco, Paulo Sávio de Goes.
Intitulada Promoção da saúde e da equidade, a palestra de abertura será proferida às 19h30 pelo professor inglês David Stuckler, da Universidade de Oxford e pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e nomeado como um dos 100 melhores pensadores globais.
Sociólogo, Stuckler afirma que, mesmo no pior desastre econômico, os efeitos negativos sobre a saúde pública não são inevitáveis, e dependem fortemente da gestão política. A conclusão está no livro “Por que a austeridade mata? O custo humano das políticas de cortes”, publicado em 2013, pela Taurus Editora.
A obra apresenta resultados de uma década de pesquisa sobre o custo humano das políticas de cortes. O autor demonstra, ainda, que a severidade não é uma solução para a crise econômica, mas eventualmente torna-se um fator agravante e, além disso, tem efeito nocivo para a saúde da população. Para Stuckler, apenas um sistema justo e equitativo e acompanhado de políticas inteligentes fortalece as redes de segurança pública e assegura o bem-estar das populações.
A programação do evento – cujo temário principal é Promovendo Saúde e Equidade –, que terá a participação de cerca de duas mil pessoas, de 70 países dos cinco continentes, versará sobre os desafios de implementar políticas públicas de saúde, os conflitos entre interesses públicos e privados na área, a nova visão sobre as doenças crônicas e epidemias e o desenvolvimento de um plano de ação de políticas de promoção da saúde nas Américas, entre outros temas. Participam do encontro renomados palestrantes, inovadoras personalidades e representantes ativistas de diferentes setores da sociedade civil e setor privado como instituições governamentais, organizações internacionais, líderes de organizações comprometidas com a equidade e a promoção da saúde, ONGs e academia. Mais informações www.iuhpeconference2016.com
Sobre –
Iniciadas em 1951, em Paris, as Conferências Mundiais em Promoção da Saúde promovidas pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação para a Saúde (UIPES), configuram-se como o principal evento para profissionais, pesquisadores, gestores e interessados na temática e têm acontecido nas diversas regiões do mundo. Esta é a primeira vez que o evento acontecerá no Brasil, onde a Política Nacional de Promoção da Saúde completará dez anos em 2016.
Serviço:
22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde UIPES 2016
Data: Abertura dia 22 de maio, domingo, às 17h30. Evento até dia 26 de maio, quinta-feira
Local: ExpoUnimed/Teatro Positivo – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Cidade Industrial, Curitiba – PR, 81280-330
Inscrições e mais informações: www.iuhpeconference2016.com