Caso News of the World: Ex-diretor de tablóide é liberado após pagar fiança
Da Redação*
Depois de nove horas de interrogatório, Andy Coulson, ex-diretor do tablóide britânico News of the World e que também foi assessor como assessor de comunicação do primeiro-ministro David Cameron, foi solto em Londres após pagamento de fiança. Coulson é suspeito de estar envolvido em escutas ilegais feitas pelo jornal contra diversas pessoas como celebridades, membros da realeza e afins.
A última edição do tablóide circulará neste domingo, 10/7, após 168 anos de atividade.
Segundo a agência de notícias britânica Press Association, Clive Goodman, o repórter setorizado de realeza do tabloide imerso no escândalo, também foi solto nesta sexta-feira, 8/7. Clive Goodman já havia sido sentenciado a quatro meses de prisão pouco após o início da crise dos grampos telefônicos, em 2007.
O caso
Há indícios de que o jornal teria acessado a caixa de mensagens de telefones de ao menos 4.000 pessoas em busca de informações exclusivas sobre celebridades, políticos, membros da família real, vítimas de crimes e até de familiares de soldados mortos nas guerras do Afeganistão e do Iraque.
A suspeita que está sob Andy Coulson é de que ele tenha incentivado seus jornalistas a fazer essas escutas, o que ele prontamente nega. A Justiça suspeita também que Coulson tenha autorizado pagamentos de policiais em troca de informações.
Coulson foi diretor do “News of the World” entre 2003 e 2007, quando os casos de escutas telefônicas ilegais tiveram início. Ele pediu demissão do jornal após o jornalista Clive Goodman e o detetive Glenn Mulcaire terem sido presos por terem admitido interceptar mensagens em telefones da família real britânica.
Fonte: site Comunique-se