Projeto assinado pela Brainbox Design conquista Bronze na categoria Redesign Gráfico – Alimentos e Bebidas
O Café Caiçara, marca com mais de 70 anos de história, conquistou o troféu Bronze no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2025, a mais importante premiação do setor no país. O projeto vencedor, desenvolvido pela Brainbox Design (empresa do Grupo OM Comunicação Integrada), foi reconhecido na categoria Redesign Gráfico – Alimentos e Bebidas.
O trabalho de redesign reposicionou a identidade visual da marca ao equilibrar tradição e contemporaneidade. Elementos afetivos, como o mascote “Caiçarinha”, foram preservados e redesenhados em versão mais humanizada e acolhedora. O lettering ganhou clareza e impacto, enquanto a arquitetura gráfica se fortaleceu com cores sólidas, hierarquia visual eficiente e acabamentos premium, como matte (fosco), verniz localizado e hot stamp dourado.
Além de modernizar a marca, a nova linguagem proprietária reforça a competitividade e a conexão emocional no ponto de venda. A conquista também integra a trajetória do Café Caiçara no Design Export, iniciativa promovida pela ApexBrasil, em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), que conecta empresas brasileiras a escritórios de design nacionais para fortalecer sua presença internacional.
“Esse prêmio simboliza não apenas o reconhecimento de um trabalho criativo e estratégico, as também a força da parceria entre marcas comprometidas em alavancar resultados. O Café Caiçara preserva sua essência de tradição, mas agora se apresenta ao consumidor com uma identidade mais atual e competitiva. É motivo de orgulho para a Brainbox fazer parte dessa história”, afirma Ludger Tamaoki, CEO da Brainbox Design.
Em sua 25ª edição, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira reforça seu papel como termômetro da indústria e celebra as melhores soluções em design, inovação, funcionalidade, estratégia e sustentabilidade.
Sobre o Grupo OM – Segundo maior grupo de comunicação independente do Brasil, é formado por seis empresas que trabalham de forma sinérgica e integrada, levando as campanhas de nossos clientes ainda mais longe. Dentre as empresas estão: OpusMúltipla (especializada em planejamento de comunicação integrada e na criação de propaganda), Brainbox (consultoria estratégica de marcas e design, com atuação em branding, packaging e retail), HouseCricket (empresa de comunicação dirigida com foco em engajamento), Tailor Media Inteligência de Mídia (especialista em regionalização de mídia), Senso Performance (especializada em mídia de performance) e D’OM (consultoria criativa especializada em soluções de marketing).
O Grupo OM se propõe a elaborar planos de marketing e comunicação para ajudar no aumento de vendas no curto prazo e no aumento das margens de lucro no longo prazo. Com aproximadamente 300 colaboradores, o Grupo OM faz parte da rede mundial TAAN e atende clientes como: Nissei Paraguai, Cocamar, C. Vale, Colégios Sigma, Consórcio Servopa, Continental Pneus, Corteva Agriscience, Cummins, DAAL, Daju, Digital Premium Jornais, dsm-firmenich, ESA Nacional OAB, Frimesa, Grupo Boticário, Guararapes, Hebron Farmacêutica, InpEV, Lifree – Unicharm do Brasil, Lumicenter, Ninfa, O Boticário, Óticas Carol, PDR Ferramentas, Prata e Arte, Rede D’OR, Schulz, Shopping Mueller, Start Química, Stoller, Subway, Sumitomo Rubber do Brasil, Tortuga, Trombini, UniBF, Unicharm / MamyPoko, Uninter, Vero Internet e Volvo. Contato: (41) 3362-1919 /http://www.grupoom.com.br
Sobre o Design Export – O Design Export (DEX) é um dos principais programas brasileiros de apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação. O programa consiste em selecionar empresas para receberem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação por meio do design.
O programa tem em seu cadastro mais de 130 escritórios nacionais de design que foram selecionados para prestar esses serviços em todas as etapas de desenvolvimento para desenho ou redesenho de produtos, embalagens ou processos. O objetivo é a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.
Sobre a ApexBrasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o CBD – O Centro Brasil Design (CBD) é uma instituição que conecta pessoas, setores do governo, empresas e criativos com o objetivo de viabilizar projetos inovadores e negócios de sucesso. Atua há 26 anos promovendo a importância do design e da inovação, como utilizar o design de forma estratégica e sua importância para a competitividade junto às empresas brasileiras. Foi a primeira instituição brasileira de design a aderir ao Pacto Global, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2018. Nesse sentido, o CBD lançou em 2021 o Design for a Better World Award – DFBW Award, um prêmio que tem por objetivo identificar, reunir e premiar ideias transformadoras, levar ao mundo, dar voz e visibilidade aos envolvidos na criação de soluções de impacto positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG, promovendo e multiplicando as boas soluções para o desenvolvimento econômico, social e a responsabilidade.