Restaurante Tatibana Curitiba completa 10 anos
O restaurante japonês Tatibana (Rua Pasteur, 106 – Batel) comemora em 2013 uma década de atividades. O restaurante da capital paranaense é o primeiro da rede, que também conta com unidades em Maringá (PR) desde 2005, e Porto Alegre (RS) inaugurada em 2012. “Para os próximos três anos planejamos inaugurar novas unidades nas regiões Sul e Sudeste com investimentos próximos de R$ 4 milhões, de forma que possamos seguir crescendo às taxas superiores a 20% como nos últimos anos”, informa o diretor-proprietário do Tatibana, Ener Komagata.
Para comemorar os 10 anos, o Tatibana pretende incorporar novos conceitos ao cardápio e serviços trazendo maior exclusividade e diferenciação à casa. Também serão reforçados os valores essenciais da marca, que preza pela qualidade dos pratos, o respeito ao cliente, além do aperfeiçoamento constante da equipe.
Um dos diferenciais do Tatibana, cujo nome simboliza uma flor mitológica no Japão, é a preocupação em transmitir conceitos da cultura oriental. Desde o ambiente, com elementos arquitetônicos japoneses até o cardápio, com ingredientes e pratos que traduzem a essência da gastronomia. O Tatibana reforça este compromisso com a sociedade ao divulgar seu posicionamento para 2013: “Toda a arte milenar em uma década de puro bom gosto”.
“A culinária tem alma, por isso procuramos que a interação com os conceitos da cultura japonesa seja mais completa”, diz Komagata. Como pilar fundamental nesta cultura milenar está a atenção aos detalhes, prática incorporada pela equipe de profissionais do restaurante, que hoje conta com mais de 40 colaboradores. Um exemplo deste cuidado é o treinamento realizado com os sushimens. “Elaboramos um programa de treinamento com apostila, conceituação, padronizações e uma série de informações técnicas e práticas”, afirma o sócio-gerente do Tatibana Curitiba, Fabio Tamura. Atualmente, o restaurante possui oito sushimens.
Conhecido em Curitiba pelo seu tradicional cardápio, o Tatibana procura acrescentar novos pratos anualmente. Segundo Komagata, o processo de criação se inspira em pratos presentes nas memórias da culinária caseira japonesa, mas também de experiências em viagens, literaturas e tendências do mercado. “O processo é invertido, ou seja, o início é aonde queremos chegar; que cor, sabor, cheiro e textura o prato deverá ter. Então vamos construindo e fazendo ensaios para chegarmos ao resultado e, por último, é checada a apresentação. Tudo tem de fazer sentido”, explica. Apesar de estarem abertos às novidades, os profissionais do Tatibana mantêm o cuidado de não quebrar algumas regras referentes à tradição da culinária oriental. A preferência é por apresentar os sabores originais.
Para 2013, o Grupo planeja comemorar os 10 anos do Tatibana com uma campanha de comunicação e ações que reforcem a data. “É um marco simbólico que nos ajuda a avaliar aonde chegamos e aonde queremos ir, mas antes de tudo é motivo de satisfação em ter ajudado a construir relações positivas com uma série de pessoas”, finaliza Komagata.
Sobre o Tatibana Curitiba – Localizado no Batel, o restaurante tem capacidade para 100 pessoas em três ambientes. Especializado em culinária japonesa, o ambiente do Tatibana traduz ao cliente aspectos representativos da cultura oriental, como o portal, a predominância da cor vermelha, as fontes, além de elementos decorativos, como os leques, xícaras de chá, bonecos, dragões, entre outros. O restaurante abre todos os dias no almoço, com sistema buffet, e no jantar, com rodízios; além de atender a la carte nos dois períodos. Também oferece o serviço de delivery noturno. Mais informações: www.tatibana.com.br.