Artesanato paranaense de cara nova

30 de abril de 2009


Uma comunicação eficiente faz diferença em qualquer mercado, região e atividade. Prova disso é o trabalho de reposicionamento de marca e criação de embalagens realizado para a Comfibra, associação de artesãos de Jacarezinho (PR), efetuado pela YUP Brasil, de Curitiba (PR). A cooperativa existe desde 2005 e desenvolve produtos a partir da fibra de bananeira, taboa e cerâmica. Na sua linha de produção há utensílios domésticos (jogo americano, caminho de mesa e aparadores), peças de decoração e embalagens (sacolas e caixas), comercializadas no Paraná, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Apesar do apelo artesanal e da qualidade dos produtos, a Comfibra identificou a necessidade de profissionalizar a sua comunicação visual, como uma forma de atender à demanda e competir em nível de igualdade com a concorrência.

A YUP Brasil ficou encarregada de redesenhar a marca e criar rótulos de apresentação para melhorar a percepção do consumidor em relação aos materiais elaborados pela Associação. “O artesanato brasileiro concorre com diversos produtos importados de características semelhantes. Então buscamos alinhar esses aspectos globais à marca da Comfibra sem perder a sua identidade cultural e regional”, explica Vanessa Mezzadri, diretora de projetos da YUP. Parte essencial na execução do projeto foi o conhecimento da realidade dos artesãos e o processo de trabalho da cooperativa, para valorizar os atributos que diferenciam a Comfibra no mercado. “Todos os produtos utilizam matéria-prima natural, biodegradável, orgânica e não poluente. Evidenciamos esses diferenciais na constituição das peças e da logomarca para as pessoas perceberem no ato o que eles estão consumindo”, complementa Vanessa.

Parceria com a ABRE

Todo este trabalho só foi possível em virtude da adesão da Comfibra ao programa criado pela Associação Brasileira de Embalagem, ABRE, e o Sebrae, que subsidia em 70% o valor dos projetos de comunicação com agências de design associadas à ABRE. Sendo um dos três escritórios de Curitiba filiados à Associação, a YUP Brasil está credenciada a realizar os serviços propostos pelo convênio.

O objetivo é estimular o setor com injeção de novos recursos, valorizar o design e promover a competitividade. “Tivemos um crescimento de 20% em relação à procura e solicitação de serviços. Empresas que antes não dispunham de condições para contratar uma empresa especializada em design, hoje podem dispor deste trabalho”, finaliza Vanessa.

Contato