UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Apucarana fomenta discussão sobre os EBDRs da região

1 de setembro de 2011


Representantes da Gestão Pública e do Legislativo de municípios do norte do Paraná participaram da Agenda Parlamentar que aconteceu nesta quarta-feira (31) no auditório do CREA-PR, em Apucarana. Em nome do prefeito da cidade, o vice-prefeito Waldemar Garcia, participou do encontro que mostrou propostas de infraestrutura, saneamento e mobilidade para a região que contempla 56 municípios.

Para abrir o evento o presidente em exercício do CREA-PR, André Luis Gonçalves, destacou a importância da presença dos gestores e parlamentares. “Estamos cumprindo mais uma etapa com a validação dos temas dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional e isto concretiza um trabalho”, disse. Os EBDRs da região serão entregues, juntamente com os outros estudos desenvolvidos em todo o Estado, para os membros do Legislativo e Executivo do Paraná, na Agenda Estadual, no final de novembro. “O objetivo do programa é aproximar os profissionais ligados ao sistema do gestor público e, assim, aparelhar os quadros técnicos dos municípios para colaborar com o crescimento do nosso Estado”, complementou o presidente em exercício.

O gerente da regional de Apucarana, Hélio Xavier da Silva Filho, fez uma breve apresentação sobre a Agenda Parlamentar e os EBDRs, explicando o seu formato e o histórico da concepção dos três elaborados para a centralidade da região. “A Agenda é um programa de contribuição e implementação de políticas públicas municipais e regionais, destacadamente nas áreas da engenharia, arquitetura, agronomia e geociências”, explanou. Na ocasião, também houve a entrega aos representantes dos Executivos e das Câmaras Municipais presentes dos novos Cadernos Técnicos elaborados pelo CREA-PR.

Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional (EBDRs)

O primeiro EBDR apresentado foi da centralidade de Ivaiporã cujo tema é “Saneamento/Coleta e Tratamento de Esgoto”, com o professor Ricardo Souza, que colaborou com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Ivaí, líder na elaboração do projeto. O estudo abrange dez municípios da região e prevê investimentos em saneamento, especialmente no tratamento de esgoto, que trará benefícios à saúde pública das cidades envolvidas. “Propomos o aumento da extensão da rede coletora

do Vale do Ivaí, do percentual de tratamento, construção de unidades de tratamento de esgoto, implantação de sistemas de tratamento de fluentes em pequenas comunidades, tratamento de resíduos gerados e uso de biossólidos em meios de produção”, afirmou Souza. Um comentário do gestor ambiental Edson Denobi, da Sanepar em Apucarana, foi bem recebida pelos presentes com relação ao andamento da proposta. “Sugiro encaminhar este EBDR à diretoria da Sanepar que pode também colaborar com a realização do projeto”, falou.

O engenheiro ambiental Alison Cortez mostrou o EBDR da centralidade Arapongas/Rolândia que teve como entidades responsáveis a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Arapongas e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Rolândia. Com o tema “Resíduos Sólidos e Líquidos Urbanos”, o estudo foi desenvolvido para quatro municípios da região, que gera mais de 3,5 mil toneladas de resíduos por mês. Dentre as propostas citadas estão a consolidação de modelos de gerenciamento integrados para coleta intensiva e extensiva, identificar os atores envolvidos e as suas formas de atuação, “é o caso dos catadores de lixo que são agentes ambientais, por recolher e fiscalizar a comunidade”, disse Cortez. Outros pontos apresentados sobre o tema foram a publicação de um DVD para apresentação infantil, material publicitário para orientação, realização de mapeamento da reciclagem e a criação de um selo verde às empresas geradoras de resíduos que cumpram as normas.

Para fechar a apresentação dos EBDRs da região, o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana, Sebastião Júnior, também vereador do município, falou sobre o estudo “A Mobilidade nas Cidades integrada aos Planos Diretores”. A centralidade envolve 17 municípios, em uma área com vocação logística, por ser um entroncamento por natureza bem servido de rodovias e ferrovias. As propostas incluem a duplicação da estrada entre Apucarana e Ponta Grossa, que, segundo o vereador já está prevista no orçamento federal. “Não podemos esperar até 2015 para realizar esta obra, é uma necessidade já. O recurso já está garantido só falta a mobilização política”, declarou. Na sequência, o EBDR prevê a construção de um terminal Intermodal para integrar as malhas ferroviárias e rodoviárias no intuito de consolidar o Paraná como o principal corredor de exportação do Mercosul e dotar a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) com quadros técnicos da engenharia e arquitetura para produzir projetos aos municípios da região. “O objetivo é criar um estoque de projetos, que facilita a aproximação dos prefeitos junto aos parlamentares”, disse.

O representante da Gerência Nacional de Assistência Técnica da Caixa Econômica Federal, Flávio Yutaka Oshiro, falou em seguida sobre Consórcios Públicos entre municípios – uma solução para questões urbanas. O vice-prefeito de Apucarana, Valdemar Garcia, manifestou-se a respeito da importância da Agenda Parlamentar. “É uma reunião muito produtiva que deveria ser feita com mais freqüência. Devemos criar uma assembleia para discutir sistematicamente os projetos regionais. É preciso debruçar em cima do fazer e resolver os problemas do povo lá fora”, disse.

O vereador Sebastião Junior resumiu muito bem o significado dos EBDRs, “com o EBDR, partimos do que falamos para escrevermos o que deve ser feito, como e aonde está o dinheiro”, afirmou. A próxima Agenda Parlamentar do CREA-PR acontece em Maringá, no dia 01/09.

Contato