Alunos da ESIC participam de encontro de Marketing em Madrid

28 de abril de 2011


 

 

 

Um grupo de 46 alunos e professores de pós-graduação da ESIC Business & Marketing School campi Curitiba (PR) e Brusque (SC) desembarcou recentemente no Brasil após participar da VIII edição do Hoy es Marketing, maior encontro para profissionais do mundo empresarial, marketing, estratégia e comunicação da Europa. O evento é organizado pela ESIC Internacional e realizado nas cidades de Madrid, Valência, Bilbao, Pamplona, Sevilha, Barcelona e Zaragoza, com uma programação que iniciou em abril e irá encerrar em 31 de maio. Segundo a organização do evento, a expectativa é que mais de 10 mil profissionais participem do evento.

Tendo como tema Novos paradigmas e valores globais. Ideias que estão mudando o mundo, o Hoy es Marketing contou, pela primeira vez, com a participação de brasileiros, que puderam acompanhar in loco discussões sobre o futuro da estratégia e do marketing com representantes de grandes empresas, como Coca Cola, Telefónica, Johnson & Johnson, Nestlé, entre outras. Segundo o coordenador de Masters, MBAs e Executive Education da ESIC Curitiba, Alexandre Weiler, dois temas foram o centro das discussões, os desafios da gestão em tempos de crise e a adoção de novas tecnologias no ambiente de negócios. “Em resumo o debate foi sobre como fazer mais com menos e como utilizar as novas tecnologias e-business para gerar resultados nas empresas. Porém, a despeito disso, ficou claro que o papel da pessoa, como principal agente de inovação, está resguardado e terá cada vez mais importância. Especial destaque também teve a palestra e o lançamento do livro Restart Reload de Javier Rovira que sintetiza idéias acerca dos novos paradigmas e valores globais”, diz. O professor também ressaltou que, neste contexto, as empresas brasileiras estão atualizadas e, em alguns casos, em posição de vanguarda. “Estamos bastante avançados em vários aspectos, especialmente no que tange a utilização das redes sociais como ferramenta de negócio. Percebemos, também, que o nosso país é cada vez mais respeitado no âmbito internacional”, afirma Weiler.

A crise econômica foi um dos principais temas do encontro, em especial, a relação do consumidor com as marcas neste período. Segundo o diretor do Departamento Acadêmico de Marketing da ESIC, na Espanha, José Cubillo, a hierarquia mudou e o consumidor assumiu um papel muito influente. “Esta mudança decorre da inovação tecnológica, da modificação das preferências, dos gostos, da redução do poder aquisitivo, a erosão da confiança das marcas e a falta de confiança na recuperação econômica e no futuro”, declarou Cubillo, que virá ao Brasil em maio para uma série de jornadas internacionais que serão promovidas no campus Curitiba da ESIC.

Novas idéias também foram apresentadas no evento, como a proposta de Green Marketing do Grupo Telefônica, que prevê uma experiência verde através do serviço móvel. “Em uma sociedade onde tudo está conectado, o Green Marketing significa ser honesto e sincero – as campanhas devem ser consistentes como as políticas corporativas – informar sobre os benefícios, educar os clientes, dar oportunidade aos clientes para que participem e personalizem os benefícios das ações Green“, disse a diretora de sustentabilidade e meio ambiente da empresa, Silvia Guzman.

O grupo da ESIC Brasil também participou de um módulo internacional que contou com palestras e jornadas exclusivas nas áreas de Habilidades diretivas, Direção de Vendas, Marketing Digital e Consumering, que confere certificados internacionais. A próxima edição do Hoy es Marketing está prevista para abril de 2012, inclusive com os pacotes turístico/culturais (Toledo, Segóvia e Ávila) que fizeram parte desta edição. Mais informações: secretaria.mba@esic.br.

Contato