ACP homenageada na Assembleia Legislativa pelos seus 135 anos de história

22 de julho de 2025


A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou, na noite desta segunda-feira (21), uma Sessão Solene em homenagem aos 135 anos da Associação Comercial do Paraná (ACP). A cerimônia, proposta pelo presidente da Alep, deputado Alexandre Curi, reuniu autoridades, representantes do setor produtivo, ex-presidentes da ACP e colaboradores para celebrar a trajetória de uma das instituições mais tradicionais e influentes do Estado.

Fundada em 1890, a ACP tem desempenhado papel fundamental no fortalecimento da economia paranaense, defendendo com firmeza os interesses do comércio e da indústria, promovendo o desenvolvimento e contribuindo para a construção de um ambiente econômico mais justo, livre e ético.

A noite foi marcada por homenagens, reflexões e a reafirmação de valores que consolidaram a ACP como uma força vital para o crescimento e a prosperidade do Estado. Ao celebrar seus 135 anos, reafirma seu compromisso com o associativismo, com o desenvolvimento econômico e social e com a construção de um Paraná mais justo, ético e empreendedor.

“A sessão em comemoração aos 135 anos da ACP não é apenas um momento de homenagem a uma instituição centenária, é também um tributo aos milhares de homens e mulheres que fazem o comércio do nosso estado pulsar”, afirmou o presidente da Assembleia, Alexandre Curi. “É nosso dever institucional e moral celebrar essa força produtiva que transforma vocação em resultado, esforço em progresso e sonhos em realidade”, acrescentou.

Ele destacou ainda o protagonismo da entidade em pautas fundamentais para o desenvolvimento do Estado. “A ACP é, há 135 anos, muito mais que uma entidade representativa. É uma voz firme em defesa da livre iniciativa, da ética nos negócios, da transparência nos gastos públicos e tem feito isso com muita coragem e coerência”, disse, ressaltando o crescimento do comércio do Paraná, que, em 2025, teve alta de 3%, quase o triplo da média nacional, e lembrou que o setor representa 55% do PIB do Paraná.

Gratidão e compromisso

O presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, agradeceu à Alep pela homenagem e reforçou o compromisso da entidade com os princípios que a sustentam desde sua fundação. “Essa é uma homenagem à cidade, ao Estado e, por que não, ao Brasil. Tenham a certeza da nossa gratidão com o deputado Alexandre Curi, pela sua liderança, e a todos os deputados que apoiaram unanimemente essa iniciativa”, afirmou.

Deggerone também lembrou o legado de lideranças que ajudaram a construir a história da entidade e o compromisso de manter essa trajetória viva. “É uma história que precisa ser conduzida mais adiante, pelos seus ensinamentos, pelas boas práticas, pelo incentivo ao trabalho, ao desenvolvimento da cultura e da sociedade”, mencionou, fazendo um apelo em nome do setor produtivo. “As famílias e os empreendedores precisam que se restabeleça o equilíbrio, a harmonia, e que possamos trabalhar com segurança. O legado do Barão do Serro Azul nos ensina que, em tempos difíceis, é preciso união e responsabilidade”, encerrou.

Entidade essencial

Também presente na cerimônia, o secretário estadual do Codesul-PR e ex-governador Orlando Pessuti destacou a importância histórica e atual da ACP. “Trago minha palavra de gratidão. Os ex-presidentes aqui presentes, e vejo em todos eles pessoas que não se cansaram da luta e continuam empreendendo uma caminhada em favor da boa política e da transformação”, afirmou. Pessuti lembrou sua trajetória como servidor público e a importância da ACP como aliada no desenvolvimento das cidades. “Sempre entendi que a associação comercial, ao lado da câmara de vereadores e da prefeitura, era uma das grandes alavancas do desenvolvimento, em qualquer município onde estivesse instalada”, concluiu.

Legado do Barão do Serro Azul

Representando o G7 e a Fetranspar, o presidente Sergio Malucelli fez questão de destacar o legado do Barão do Serro Azul, patrono da ACP e figura histórica central na fundação da entidade. “A ACP é homenageada não apenas por sua importância, mas por ser fundamental na composição do PIB de Curitiba e do Paraná. Sua origem é de decência inigualável”, citou. Malucelli também relembrou o papel visionário do Barão. “Foi um industrial, exportador, criador de crédito rural, defensor da ferrovia até o porto de Paranaguá. Um exemplo de liderança e empreendedorismo que ecoa até hoje. E como ele dizia: de nada adianta a vontade de alguns, se não houver a união de todos. É isso que a ACP prega até hoje”.

Mesa

Compuseram a mesa da solenidade: Alexandre Curi, presidente da Alep, Antonio Gilberto Deggerone, presidente da ACP, Sergio Malucelli, presidente do G7 e da Fetranspar, Orlando Pessuti, secretário do Codesul/PR, José Roberto Ricken, presidente da Ocepar, Paulo Cesar Nauiack, vice-presidente da Fecomércio, Hilgo Gonçalves, diretor institucional da Faciap, Virgílio Moreira Filho, vice-presidente da FIEP, os deputados estaduais Luiz Fernando Guerra, Jaime Tamura e Flávia Francischini, Guto Silva, secretário estadual das Cidades e Vereador Tico Kusma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba.

 

 

 

Contato