ACP e 33º Batalhão da Polícia Militar celebram resultados na segurança do Centro da cidade

26 de setembro de 2025


O Presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone, recebeu nesta terça-feira a visita do tenente-coronel Pedro Paulo Sampaio, Comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar. O encontro teve como pauta principal o balanço das ações de segurança realizadas na região central da cidade, bem como a importância da cooperação entre comerciantes e forças policiais.

Deggerone celebrou o cenário atual do Centro, destacando avanços percebidos por comerciantes e clientes. “Estamos vivendo um momento de crescimento. Só neste ano, registramos mil novos CNPJs abertos no Centro e isso é resultado da percepção de uma maior segurança na região. A cidade vem apresentando melhorias visíveis, especialmente no aumento da segurança. É claro que ainda existem problemas, mas a redução é notória. Nós, junto com os comerciantes, precisamos cada vez mais praticar a boa comunicação: identificar onde está o problema e como a polícia pode chegar mais rápido”, afirmou.

Deggerone também ressaltou o trabalho de integração promovido por um grupo de aproximadamente 700 comerciantes e moradores do Largo e imediações, que utilizam a comunicação direta para reportar situações suspeitas e auxiliar na atuação policial.

Durante a reunião, o tenente-coronel Sampaio reforçou a necessidade de colaboração dos empresários no momento das ações policiais. “Quando conseguimos efetuar uma prisão, é importante que os comerciantes acompanhem a viatura. Isso dá maior efetividade ao trabalho, ajuda na lavratura do flagrante e na formalização do ato, vinculando o registro diretamente aos fatos”, explicou.

Os números apresentados pelo comandante apontam resultados expressivos desde a criação do 33º BPM, há cerca de 60 dias. O BPM é uma unidade da Polícia Militar do Paraná, responsável pelo policiamento ostensivo nos bairros do centro de Curitiba, como Centro Cívico, São Francisco, Alto da Glória e Centro. O batalhão atua em parceria com a Guarda Municipal e tem como objetivo reforçar a segurança e reduzir a criminalidade na região. Nesse período, houve redução de 70% nos arrombamentos durante a madrugada e queda de 30% nos roubos de rua. O batalhão, com efetivo de cerca de 140 policiais, realiza duas operações diárias, com rondas noturnas, policiamento em praças e ações voltadas ao acolhimento da população em situação de rua, buscando reduzir condutas inconvenientes no espaço urbano.

“A atuação dos comerciantes e a parceria com a ACP tem sido fundamental. Eles estão cada vez mais mobilizados, repassando informações precisas e ajudando a fortalecer o vínculo entre a polícia e a sociedade”, frisou.

A visita foi acompanhada pelo Asp. Of. João Rodrigues, e pela Soldado Marjorie Chaves.

Contato