Spaghetti ala Pescatora da Osteria Capitolina carrega a tradição dos pescadores italianos, que criaram receita sustentável com as sobras de peixe de suas redes

6 de agosto de 2019


Spaghetti alla Pescatora5

Muito consumido em toda a Itália, o Spaghetti ala Pescatora é a menina dos olhos da Osteria Capitolina. A mistura perfeita de lulas, camarões, mariscos e vongoles, todos frescos, finalizados com salsinha fresca e azeite extra virgem com o toque mágico do chef Massimiliano Morabito, fazem da receita a “queridinha” dos clientes da casa, que completa 8 anos em 2019.

O prato surgiu das mãos dos pescadores da região Sul italiana (como Calabria, Puglia e Sicilia), que elaboraram a tradicional receita com as sobras dos peixes de suas redes. Também conhecida por Spaghetti allo Scoglio (scoglio são as pedras marinhas onde se fixam as conchas e outros animais), o preparo é feito na Osteria Capitolina com spaghetti grano duro. “A escolha acontece porque a massa à base de ovos não daria o ponto e ficaria muito pesada”, ensina o chef Massimiliano.

No processo de execução do Spaghetti alla Pescatora, Massimiliano tem um grande cuidado com os frutos do mar que chegam na casa. As conchas devem ser limpas, lavadas e escovadas uma a uma (para eliminar qualquer risco de encontrar irregularidades, como areia) e os frutos do mar são conservados rigorosamente sob temperatura controlada.

Isso garante um prato que parece uma pintura, uma bela mistura que encanta os olhos e o paladar. Na Osteria Capitolina, o Spaghetti ala Pescatora custa R$ 69 e é recomendado o seu consumo individual.

 

Contato