Inteligência artificial deixa de ser tendência para iniciar uma nova era da computação

23 de outubro de 2018


Diversas questões importantes cercam o universo da inteligência artificial (IA), exploram a convivência humana com a tecnologia e mostram uma visão antagônica entre as pessoas e as máquinas. Relatórios da Gartner, empresa norte-americana que atua no ramo de pesquisa do mercado de Tecnologia da Informação, aponta que em 2020, a IA estará entre as cinco prioridades de investimentos dos CIOs. Os profissionais responsáveis pela TI das organizações também acreditam que a IA será uma aliada para reduzir de custos, aperfeiçoar interações e garantir a excelência no atendimento, além de ferramenta para ampliar aprendizado e conhecimento.

 

O cenário apocalíptico retratado em filmes futuristas, nos quais as máquinas dominam o mundo, pode ficar apenas na cinematografia. Os especialistas em TI afirmam que sistemas dotados de inteligência artificial têm o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente, além de ampliar a capacidade de pensamento das pessoas, agilizar a resolução de problemas, prever possibilidades, analisar dados e, fator importante, a IA está mais acessível e aderente a aplicativos de hoje.

 

O relatório de tendências de tecnologia do Future Today Institute menciona que as pessoas já estão migrando para uma nova forma de comunicação. Usando dispositivos vestíveis e interfaces invisíveis, como fone de ouvido com sensores biométricos, anéis e pulseiras com sensor de movimento e óculos que gravam e mostram informações. Concluiu-se que 50% dos habitantes que vivem em países desenvolvidos vão interagir com as máquinas usando apenas suas vozes. A pesquisa também aponta que a IA é utilizada todos os dias e que deixou de ser uma tendência para representar a próxima era da computação.

 

A inteligência artificial já faz parte da vida de todos, mesmo sem a gente perceber. Por exemplo, é ela que está por trás das sugestões de compras que recebemos em um site, nos variados aplicativos de celulares, e em soluções que previnem crimes, agilizam serviços públicos, aprimoraram ferramentas de marketing e de atendimento ao cliente, na evolução da cibersegurança. É muito aplicada em plataformas do setor de saúde, atividades fiscais, econômicas e comerciais. Executa também inúmeras tarefas como reconhecer objetos em vídeos e fotos, traduzir diferentes línguas, dirigir um veículo, pilotar um drone, detectar sinais de doenças nos humanos, de pragas nas colheitas e malware. A era da revolução digital proporciona uma avalanche de mudanças tecnológicas que redesenham a sociedade, as empresas, modelos de negócio e profissões.

 

O impacto da IA não pode e nem deve ser subestimado, observa Ricardo Montanher, diretor da Horizons, especializada em telecomunicações e tecnologia da informação, “É indiscutível que a inteligência artificial irá afetar as pessoas e as empresas, independentemente da área em que se inserem. Portanto, é essencial que as corporações de todos os setores de negócio compreendam sua repercussão potencial ou ficarão para trás”, sublinha. Ele diz ainda que a IA revela questões comportamentais, regulatórias e ética que estão sendo discutidas, mas é fato que para as empresas se manterem competitivas no mercado devem considerar a IA em suas estruturas.

 

De acordo com o diretor da Horizons, também é fato que a IA trabalhará junto a humanos como colaboradora e consultora de confiança, gerando até mesmo aumento de receitas. “Atualmente, as empresas enfrentam a falta de profissionais habilitados a lidar com a IA, portanto é fundamental que conheçam a tecnologia de IA específica para cada atividade, invistam em segurança de seus dados para obter a excelência de serviços e qualidade de produtos”, assegura Montanher.

 

Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia, criada pelo empresário Haroldo Jacobovicz. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados de 5 Mbps até 1 Gpbs, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana.  Atua nas cidades de Curitiba/PR e região metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP e Mauá/SP. Mais informações: www.horizonstelecom.com.

inteligencia

Contato