Executivo da Horizons avalia que a velocidade das transformações tecnológicas exige novo perfil profissional nas corporações
A tecnologia da informação se tornou diferencial relevante na criação de vantagens competitivas e tem sido o segmento na estrutura das empresas que mais recebe atenção e investimentos. Entretanto, as inovações tecnológicas aparecem e amadurecem a velocidades vertiginosas. O cenário exige um profissional responsável em planejar e gerenciar as plataformas de tecnologia e assegurar que operem de forma íntegra, contínua e dentro das normas corporativas para garantir o sucesso do negócio. E, ao mesmo tempo, exerça o papel de líder transformacional.
Para Ricardo Montanher, diretor da Horizons, especializada em telecomunicações e tecnologia da informação, as organizações contam com os CIOs para executar as atividades na área de TI. “Mas muitas empresas, principalmente pequenas e médias, não possuem recursos para arcar com um profissional com esse perfil em seus quadros. E neste cenário surge a função do CIO como Serviço (CIOaaS)”, observa.
O CIOaaS é um formato de serviço contratado pela empresa que busca um profissional com experiência e competência para resolver questões dentro da área, mas não tem a verba suficiente para mantê-lo full time ou não necessita dele nas 8 horas diárias de trabalho. Segundo Montanher, este serviço está cada vez mais se fortalecendo no mercado. “As vantagens para as organizações são enormes, visto que a sua contratação pode ser requisitada por projeto, com as horas determinadas por mês, conforme a demanda”, assinala.
Este perfil de profissional passa a ser uma inovação e, dentro em breve, poderá se tornar uma realidade na maioria das empresas, pois tem a expertise da gestão estratégica de TI. “Esta opção de serviço está entre as transformações pelas quais passa o mercado”, salienta o executivo da Horizons. “A função de CIO acaba se adaptando à realidade econômica e do trabalho e num novo formato de prestação de serviços”, coloca. Hoje, o universo dos negócios se redesenha e alinha a atuação, atividades e projetos nos parâmetros da tecnologia, velocidade, segurança e qualidade.
Montanher lembra que as melhores companhias se distinguem por manter os serviços de tecnologia como um ativo estratégico, e o CIOaaS é uma alternativa para atender as necessidades do empreendimento, pois combina conhecimento tecnológico com entendimento do modelo de negócios da empresa. “São novos tempos que exigem também um líder que, além de definir quais tecnologias são as mais adequadas à agregação de valor ao produto ou marca, envolve os demais executivos para garantir o sucesso de sua implantação.
Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia, criada pelo empresário Haroldo Jacobovicz. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados de 5 Mbps até 1 Gpbs, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana. Atua nas cidades de Curitiba/PR e região metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP e Mauá/SP. Mais informações:www.horizonstelecom.com.