A diretora de mídia de grupo de contas da Opus Múltipla (empresa do Grupo OM Comunicação Integrada), Silvana Pazin, participou na última semana de debate sobre mídia: forma e conteúdo, promovido pela revista Dimensão, em Curitiba. O encontro contou com a presença de Fabiano Ozique, gerente de marketing do Grupo Uninter, e de Giovanna Dalla Corte, presidente do Grupo de Mídia do Paraná, e foi coordenado pela jornalista e publicitária Andressa Marchiorato.
O foco principal do debate foi como otimizar a verba do cliente e garantir resultados aos negócios, alinhados aos objetivos dos anunciantes, considerando a diversidade de mídias existentes nos dias de hoje. Para os participantes, nunca foi tão desafiador alinhar os melhores canais de comunicação com o target, desenvolver estratégias e traçar planejamento nos quais os meios se complementem e reforcem as mensagens entre si.
Silvana Pazin assinalou que atualmente os profissionais devem trabalhar no conceito de multitarefas. “Hoje não basta apenas tabela de preços, formato de anúncios, direcionamento de mídia. É fundamental conteúdo e credibilidade, além de uma parceria sólida entre veículo, agência e cliente. Cada vez mais, um trabalho híbrido com o ambiente on e off é a tendência em comunicação”, garantiu. “O bom uso do digital começa por não abandonar o off line. Cada meio tem seu valor e o importante é sua utilização dentro de um plano global de mídia”, disse.
A presidente do Grupo de Mídia compartilhou do mesmo pensamento e salientou que os jornalistas são fundamentais para a produção de conteúdo confiável tanto no meio impresso como eletrônico. “E reinventar o meio impresso também é relevante, principalmente devido à velocidade da informação e à habilidade dos influenciadores digitais que, na sua maioria, não são formados em jornalismo”, frisou Giovana Dalla Corte.
Fabiano Ozique endossou a questão e enfatizou que o meio impresso nunca morrerá, mas existe a necessidade de modernização, considerando a volatilidade, conexão, transformação e proatividade dos outros meios. “O caminho para dar resultados é a produção de conteúdo relevante e crível. As mídias existentes hoje são complementares não concorrentes. E os conteúdos devem convergir”, observou, lembrando de uma pesquisa que diz que 92% dos estudantes universitários preferem livros impressos.
Legenda: Giovanna Dalla Corte, Silvana Pazin, Fabiano Ozique e Andressa Marchiorato
Foto: Tiomkim