O dia internacional do trabalhador é celebrado hoje, em 1° de maio. É uma data de reflexão e conscientização sobre a importância do trabalho na vida das pessoas. Todos somos trabalhadores em nossa essência e buscamos nos adequar à realidade profissional. Em momentos de crise, novas ideias e oportunidades surgem. Em momentos de crescimento econômicos, investimentos e diferentes caminhos podem ser traçados. E é por este trabalhador, que se adapta aos diferentes cenários com profissionalismo, criatividade e ética, que a ABRH-PR dá os parabéns. Pois, os obstáculos da atualidade só existem para encontrarmos nosso real valor.
A data remonta a uma luta dos trabalhadores, que reivindicavam melhores condições, em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos. Foi em 1° de maio que iniciou uma greve geral, que se alastrou por todo o país. Como consequência, foi criado o Dia Mundial do Trabalho. No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1925, o então presidente Artur Bernardes decretou o feriado oficial.
O trabalho possibilita às pessoas a concretização dos sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva e aperfeiçoe as suas habilidades. A ocupação profissional gera o aprendizado na convivência em grupo e também contribui para a sua autoestima, satisfação e realização pessoal.
Além de ser um dia de descanso, o 1º de maio é uma data com ações voltadas para os trabalhadores. A evolução nas relações sociais oriundas dos adventos tecnológicos, os negócios disruptivos, são alguns dos temas que vem transformado sensivelmente as relações do trabalho. Mas se no meio de tantas variáveis, existe uma constante, é a importância das pessoas nas organizações. Parabéns a todos os trabalhadores por essa data histórica e memorável.
A ABRH-PR deseja um ótimo dia de feriado, pelo Dia Mundial do Trabalho.
***Susane Zanetti é presidente da ABRH-PR