Nesta quinta-feira (26.05) pela manhã será encerrada a programação da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, realizada na Expounimed.
Das 9h às 10h30, no Teatro Positivo, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participa da plenária intitulada Concepção e implementação de políticas de promoção da saúde: um diálogo contrastando as experiências brasileiras e chinesas. O debate será mediado pelo secretário Municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton e terá a presença da pesquisadora brasileira Maria de Fátima Marinho e do chinês Fu Hua.
Às 11h, a plenária Envolva-se a Promover a Saúde e a Equidade terá palestras ministradas por Cesar Victora e Paulo Buss. Victora é reconhecido por seu trabalho pioneiro sobre o impacto das desigualdades socioeconômicas na saúde, com ênfase à saúde materna e infantil. Buss foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz (2000-2008), a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
Às 11h30, David McQueen e Paulo Buss apresentarão a Carta de Curitiba, documento que contém o legado que o evento deixará para a cidade, para seus participantes e envolvidos direta e indiretamente com o temário da Conferência. Às 12h10, será anunciada a cidade que sediará a próxima edição do evento, com encerramento efetuado em seguida.
A 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde foi realizada de 22 a 26 de maio e reuniu mais de 2 mil pessoas de mais de 70 países de todo o mundo. O evento foi organizado pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação para a Saúde–UIPES, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba (pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva–Abrasco.