Mais de 150 pessoas prestigiaram a cerimônia de posse da nova gestão 2016/2018 da ABRH-PR. O evento, que aconteceu no Buffet Ilha do Mehl, também celebrou os 50 anos desta prestigiosa entidade paranaense. Estiveram presentes ex-presidentes, conselheiros, diretores, voluntários e patrocinadores de gestão da ABRH-PR. Dentre as autoridades que compareceram ao evento estão: Deborah Dzierwa (vice-presidente da Faciap), Caio Cesar Zerbato (diretor do departamento de Administração e Pessoal da SMRH), Armando Moreira Filho (diretor técnico da agência Curitiba de Desenvolvimento) e Aurélio Nicoladelli (superintendente da Secretaria Municipal de Recursos Humanos).
O evento iniciou com o Hino Nacional entoado pelo Coral da ABRH-PR e outras duas músicas brasileiras. A abertura oficial foi feita pela vice-presidente da ABRH Brasil, Daviane Chemin, também ex-presidente da ABRH-PR, gestão 2013/2015,
Na sequência, o diretor de Gente & Gestão da Klabin, patrocinadora do evento, Sérgio Piza foi dar as boas vindas aos presentes. Após a apresentação do vídeo institucional da Klabin, ele comentou sobre a inauguração da nova fábrica de celulose, na região de Ortigueira, no Paraná, ocorrida no início de março. A Unidade Puma deve gerar cerca de 1,4 mil empregos diretos e indiretos, considerando as atividades industriais e florestais. Sua capacidade de produção será de 1,5 milhão de toneladas de celulose, dos quais 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de fibra curta (eucalipto) e 400 mil toneladas de celulose branqueada de fibra longa (pínus), parte convertida em celulose fluff, sendo a única unidade industrial do mundo projetada para a produção das três fibras. Mais de 90% da produção total de celulose da nova fábrica já está vendida.
Piza mencionou que é um novo ciclo para organização e que o Paraná e as pessoas do estado são muito importantes tanto para a Klabin quanto para todas as outras companhias regionais. Para ele, as lideranças são sustentadas por pessoas com talento e nisso o RH é fundamental e a ABRH-PR, crucial. “Acreditamos que podemos construir um mundo melhor por meio das nossas organizações, é uma cadeia composta pela ABRH, os RHs e as lideranças nas empresas. Estamos envolvidos com a crença de que as empresas têm que levar as mudanças para frente e criar um ambiente para as pessoas se identificarem, serem autênticas e buscarem um mundo melhor”, disse.
O próximo momento do evento foi a celebração dos 50 anos da ABRH-PR, através de um vídeo que conta a história da entidade por meio dos seus ex-presidentes, alguns deles no local, como: Armelino Girardi, Sergio não estava presente, Cirlene Werneck, Sônia Gurgel, Daviane Chemin e Eliseu Gonçalves da Silva.
Cerimônia de posse
A abertura da cerimônia de posse da nova gestão da ABRH-PR foi feita pela ex-presidente do Conselho Deliberativo, Sônia Gurgel, que falou sobre a emoção de estar presente ao evento. Ela relatou a atuação do Conselho nos últimos três anos, especialmente sobre as oportunidades, desafios e por estar cercada de pessoas competentes. Ao final, nominou cada representante do Conselho, na gestão 2013/2015.
Sônia deu posse ao novo presidente do Conselho na atual gestão, Joel Souza e Silva, que subiu ao palco e discorreu sobre a sua trajetória na área de Recursos Humanos. Ele destacou a importância da governança corporativa na atuação da nova gestão, “vamos colaborar com o desenvolvimento da ABRH-PR, com a participação de todos e com os seus papeis bem definidos”. Esta participação inclui outros dois Conselhos, cujas presidentes empossadas foram: Alba Soares (Conselho Fiscal) e Maria Júlia Trevisan (Conselho de Administração).
Na sequência a ex-presidente da entidade (2013/2015) e atual vice-presidente da ABRH Brasil, Daviane Chemin, falou aos presentes sobre a sua gestão. Ela apresentou um contraponto do ser humano, ora como aquele que gera danos à sociedade e ao seu entorno, ora como gestor de transformações positivas.
Fez uma retrospectiva da sua gestão na ABRH-PR, “testemunhei 200 presidentes, Diretores de RH e gestores debatendo e dialogando para as pessoas nas organizações, vi 11 instituições darem as mãos para discutir soluções junto com as empresas, pequenas e grandes empresas compartilhando suas histórias, a criação de estúdio virtual onde líderes falaram sobre suas experiências, a formação do grupo de empresárias que vieram a ABRH para conhecer mais sobre as pessoas e alavancar seus negócios, vi cases de ensinos serem escritos para aproximar os mundos da academia e dos negócios e presenciei as boas práticas paranaenses, pelo Prêmio Ser Humano”, comentou. Nos três anos de gestão 10 mil pessoas circularam pelos eventos da ABRH e em 2015 eram 440 associados. “Essas pessoas que participaram da nossa jornada fizeram o contraponto”, complementou. Ao final, Daviane empossou Susane Zanetti como a nova presidente da ABRH-PR na gestão 2016/2018.
No início do seu discurso, Susane falou sobre a consciência da responsabilidade e a dedicação dela e de todos os membros da sua equipe – em que convidou a darem o seu melhor pela entidade. “É muito emocionante assumir um papel desta grandeza que é cuidar da ABRH-PR. Gostaria de falar do cenário, eu acredito que o verdadeiro líder se apresenta na crise, com novas formas de pensar e agir o que o torna uma liderança transformadora. Uma pessoa positiva tem que passar valores e ter valores”, falou.
A presidente convidou a todos a se engajarem e a terem a ABRH-PR como parceira em seus negócios, profissões e no aprimoramento dos seus conhecimentos. “Contem com a ABRH-PR para educar e capacitar seus líderes”, complementou. Também, agradeceu a Daviane Chemin, pela parceria, cumplicidade e compartilhamento, já que ambas sempre acreditaram nas pessoas, empresas e negócios. “Pessoas constroem organizações melhores, quando pessoas não só pessoas, são alicerces. Quando as organizações não são só organizações, são inspirações”, comentou.
Por fim, Susane chamou ao palco o vice-presidente, Rodrigo Titon, e o vice-presidente financeiro Paulo Moacir, e convidou todos os diretores voluntários ao palco para apresentá-los aos presentes e homenageá-los.
O encerramento oficial da cerimônia de posse seguiu com uma homenagem aos patrocinadores de gestão da ABRH-PR, que receberam uma placa comemorativa dos 50 anos da ABRH-PR, foram eles: Sérgio Piza (Klabin), Marcelo João (Unimed Curtiba), Leila Peres (Brasil Convênios), Osmar Correa da Silva (Softcine), Lucyanna Lima Lopes (Lima Lopes Advogacos), Guto de Lima (Nex Coworking), Roberto Costa de Oliveira (Exal), Luiz Alberto Matzenbacher (IT4CIO), Eduardo Sguario e Penelope White (Long Vision) e Eric Hartmann (Previsc).