Investir no capital humano com treinamento e engajamento dos colaboradores em áreas como gestão de pessoas, finanças e comunicação interna é uma tendência no mercado publicitário brasileiro. Atualmente, não somente as agências como também empresas de todos os segmentos entendem que os profissionais não devem ser apenas preparados para desempenhar com excelência suas funções, mas possuir a capacidade de empreender dentro do ambiente de trabalho, buscando oportunidades individuais e para o negócio.
Essa prática corporativa já faz parte da rotina diária de trabalho do Grupo OM Comunicação Integrada, o maior grupo de comunicação do Sul do País. No pensamento de Érica Talarico, responsável pela área de Capital Humano do Grupo OM, não basta a seleção pertinente e relevante do quadro funcional. “É fundamental ajudar o colaborador a se desenvolver para crescer como pessoa e profissional. Assim, o Grupo pode oferecer ao mercado o que há de melhor em soluções de comunicação e gestão de negócios”, observa Érica.
Implantado há alguns anos pelo Grupo OM, o Plano de Desenvolvimento de Talentos prevê treinamento de 30 horas por ano por pessoa, em todas as disciplinas da comunicação e também na gestão de negócios. A meta de treinamento faz parte inclusive do Plano de Participação nos Resultados, aplicado pelas quatro empresas que integram o Grupo OM (OpusMúltipla, Brainbox, HouseCricket e TailorMedia). Érica diz que também está incluído nessa estratégia o Programa de Estágio, que permite absorver estudantes que desejam fazer carreira na área de Comunicação. “Os estagiários têm a possibilidade de adquirir conhecimento, oportunidade única de desenvolvimento que a companhia proporciona a futuros profissionais”, afirma.
Desenvolvimento de talentos
No Plano de Desenvolvimento de Talentos são inseridos vários treinamentos In Company, ministrados por expertises internos do Grupo OM, ou seja, funcionários qualificados para multiplicar seus conhecimentos. “Nossa mão de obra interna promove cursos, workshops, palestras, seminários, e em sua maioria os funcionários recebem um certificado, caso tenham 75% de participação no evento”, explica Érica.
O Grupo OM também busca sempre atualizar os profissionais sobre as tendências da Comunicação. “Todos os anos, nossa equipe participa de festivais, congressos, feiras e eventos importantes no Brasil e em outros países”, conta Érica, acrescentando que o conhecimento obtido nessas ocasiões é repassado aos outros membros do time na forma de treinamentos internos. “Um exemplo disso é a Semana Bacannes, realizada após o Festival de Cannes, que tem a proposta de repassar a todos o que tem sido feito de melhor em todo o mundo”, destaca.
Programa de Estágio
Érica assinala que o Programa de Estágio é uma importante ferramenta de gestão de negócios do Grupo OM. “Além de capacitar os estudantes, contribui para a atuação da empresa. O estagiário poderá ser nosso futuro funcionário efetivo. O programa auxilia para a inserção dele no mercado e em seu desenvolvimento profissional e pessoal, o que traz vantagens para todos”, afirma.
O programa do Grupo OM é simples e bastante eficiente. A empresa possui estagiários nas áreas administrativa, financeira, de recursos humanos, tecnologia da informação, criação, atendimento, planejamento, web, mídia, produção gráfica. São abertas em média 33 vagas de estágio por ano, sendo a maioria para estudantes de ensino superior. Hoje contamos com a parceria do CIEE para divulgar as vagas e nos encaminhar candidatos, bem como, administrar os contratos de todos os nossos estagiários.
Os candidatos selecionados são avaliados em entrevista comportamental com psicólogo, realizam testes de conhecimentos gerais e/ou redação e, por fim, passam por entrevista com o gestor da área.
O estagiário pode permanecer na empresa até dois anos na função, e neste período ele possui reajustes progressivos na bolsa auxílio a cada seis meses. No Grupo OM, todos os estagiários vivenciam experiências práticas de sua profissão em seu dia a dia. Eles também são supervisionados em suas funções por profissionais da área, e recebem orientação e feedback sobre o desenvolvimento de suas tarefas.
Em média, o grupo efetiva sete estagiários por ano. Érica destaca que é muito importante reter os talentos, pois é uma forma de colaborar com a formação de profissionais mais capacitados e identificados com a cultura da organização, contribuindo para o desenvolvimento de equipes mais produtivas e engajadas. “O Grupo OM valoriza e busca estagiários interessados em aprender e dedicados a utilizar suas experiências práticas em favor do seu próprio desenvolvimento profissional. É fundamental que sejam flexíveis e comprometidos, e que tenham pró atividade e iniciativa”, argumenta Érica.