Redução de 29,4% das mortes no trânsito da capital paranaense. Esse é o resultado de uma série de ações executadas pela Secretaria de Trânsito da Prefeitura Municipal de Curitiba, como aumento da fiscalização, melhoria da sinalização e campanhas educativas, criadas pela OpusMúltipla, agência do Grupo OM Comunicação Integrada.
Tudo começou em 2013, com a criação da personagem “Vó Gertrudes”, uma simpática velhinha curitibana, mas defensora implacável do bom comportamento no trânsito. A personagem foi sugerida pela agência porque os altos índices de atropelamento – principalmente entre pessoas da terceira idade – eram motivo de preocupação para a Secretaria. Para ajudar a reduzir esses atropelamentos, a OpusMúltipla foi além da comunicação e propôs uma solução efetiva para o problema: aumentar o tempo de travessia dos idosos nas faixas de pedestres em pontos críticos da cidade.
A proposta foi aproveitar a tecnologia do cartão magnético do transporte público utilizado pelos idosos para embarcar de graça nos ônibus para aumentar em até 30% o tempo do sinal verde para os pedestres com mais de 60 anos ou portadores de deficiências físicas, permitindo chegar ao outro lado da calçada com menos pressa e mais segurança.
Após a ideia ser encampada pelo cliente, foi iniciado um processo que levou cerca de um ano e envolveu o desenvolvimento de equipamento específico e conseqüentes testes. Aprovado, atualmente o equipamento está instalado em cerca de 100 cruzamentos de maior risco da cidade, identificado pela mensagem “Passe seu cartão de isento e ganhe mais tempo para cruzar a rua”.
A atuação proativa da OpusMúltipla reforça o seu posicionamento de trabalho com comunicação integrada. “Buscamos pensar além da publicidade propriamente dita e utilizar todas as ferramentas disponíveis para resolver os problemas dos nossos clientes, mesmo quando esses recursos extrapolam os limites da propaganda”, comenta o vice-presidente de criação do Grupo OM, Renato Cavalher.
A ação acaba de ser premiada com ouro na categoria “Melhor Ideia ou Conceito Inovador”, na etapa regional (Sul) do AMPRO Globes Awards 2015, e passa a ser finalista das etapas nacional e internacional da premiação.
Maior prêmio de Live Marketing do mundo, realizado pela MAAW-Marketing Agencies Association Worldwide, a edição nacional do evento é promovida pela AMPRO-Associação de Marketing Promocional, que lidera o movimento do Live Marketing no país. Antes disso, a ideia já havia sido premiada com Ouro pelo Clube de Criatividade do Paraná.