É com imenso orgulho e alegria que a Academia Brasileira de Direito Constitucional recebe a notícia da aprovação, pelo Senado Federal, da indicação do Professor Luiz Edson Fachin para ocupar o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
A aprovação é contundente prova da qualidade e seriedade da trajetória profissional e do trabalho desenvolvido pelo eminente jurista paranaense. Traduz-se também em prestígio ímpar para a Academia Brasileira de Direito Constitucional, que vê mais um de seus membros ocupar uma das cadeiras de Ministro do STF.
O Professor Luiz Edson Fachin, além de jurista de renome nacional e internacional, destacou-se pelo seu comprometimento com o Estado Direito e com a Família, despontando como um dos principais intérpretes do Direito Privado, constitucionalizado pela Carta de 1988.
Sua presença e olhar aguçado certamente se imortalizarão em nossa Corte Constitucional tal como ocorrido em tantas outras instituições, como a Universidade Federal do Paraná, Universitè Lavai (Canadá), Kings Coilege (Inglaterra), Max Planck lnstitut (Alemanha) e Universidade de Coimbra (Portugal). Isto, sem contar sua
presença já eternizada na Academia Brasileira de Direito Constitucional, que se orgulha de tê-lo como Membro Catedrático da Instituição.
Assim, é com júbilo que congratulamos o Eminente Jurista pela aprovação à mais alta Corte do país. A democracia brasileira certamente será fortalecida com o Professor Fachin no Supremo Tribunal Federal.
A Academia Brasileira de Direito Constitucional, por seus Membros Catedráticos, Fundadores e Diretoria abaixo assinados, recebeu com alegria a indicação de Luiz Edson Fachin ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, ocorrida no dia 14 de abril do presente ano.
Brasil, 20 de maio de 2015.
FLÁVIO PANSIERI
Fundador da ABDConst
MARCO AURÉLIO MARRAFON
Presidente Executivo