Micros e pequenos empresários fazem a gestão de RH

28 de agosto de 2014


Este é um dos resultados de uma pesquisa feita pela ABRH-PR com o público  

 

Com o objetivo de desenvolver produtos e soluções de RH direcionados aos micros e pequenos empresários, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraná (ABRH-PR) realizou em agosto uma pesquisa e um evento para este público. As empresas participantes são dos segmentos de Comércio, Indústria, Serviços, Construção Civil, Educação, Saúde. “Percebemos há um tempo que esses profissionais precisam de um atendimento diferenciado, com soluções de RH customizadas e que capacitem, principalmente, o proprietário da pequena empresa. A pesquisa só confirmou isso”, diz Susane Zanetti, vice-presidente da ABRH-PR e coordenadora do projeto.

O resultado da pesquisa mostrou que a maioria dos proprietários de empresas exerce a função de RH e que enfrentam diversas dificuldades, como: reter e engajar, recrutar, treinar e desenvolver líderes, avaliar desempenho, remunerar, selecionar, administrar questões trabalhistas, integrar e demitir. De acordo com Susane, o empresário tem por hábito buscar orientações com contadores, profissionais da área, na internet, sindicatos e associações. Outro ponto da pesquisa é que a maioria dos empresários não trabalha com indicadores de RH (55%) e outra parcela não os conhecem (28%).

Produtos para os pequenos e micros

O evento que ABRH-PR realizou teve a participação de 60 pessoas e foi feito em parceria com o Sebrae. No primeiro momento houve a aplicação e divulgação da pesquisa sobre “Práticas de RH na Micro e Pequenas Empresas” e depois um Bate Papo com representantes do Comércio, Serviços, Indústria e Academia, mediados pela gerente de RH do Sebrae, Alba Soares.

“As principais dúvidas ou dificuldades estão ligadas à retenção, recrutamento e desenvolvimento de líderes. Isto mostra que as necessidades não diferem tanto das grandes empresas, porém em proporções diferentes e com soluções também diferentes”, explica Susane.

Com este resultado, a ABRH-PR irá apresentar em um evento em novembro um calendário direcionado ao público das pequenas e micros empresas focado em minicursos, de 16 horas, “Há uma carência enorme de soluções que venham da experiência de quem vive o problema. Nossos produtos terão uma parte prática e cases de sucesso”, finaliza a vice-presidente da ABRH-PR.

MPE

Contato