A honraria máxima da OAB Paraná – a Medalha José Rodrigues Vieira Neto – foi concedida ao advogado Alfredo de Assis Gonçalves Neto, na noite da última quarta-feira. A medalha é entregue pela Seccional a personalidades que no exercício da advocacia promovem a defesa das liberdades e da democracia. A homenagem foi um dos destaques da abertura da V Conferência Estadual dos Advogados, realizada na semana passada, em Curitiba.
Colega e sócio há 33 anos de Gonçalves Neto, o conselheiro estadual da OAB Paraná Guilherme Kloss Neto, foi incumbido de fazer a saudação ao homenageado. Impedido de comparecer por motivo de saúde, Kloss Neto outorgou ao presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, José Augusto Araújo de Noronha, a tarefa de ler o discurso.
O advogado Newton José de Sisti, homenageado com a honraria em 2012, entregou a medalha a Gonçalves Neto, que agradeceu emocionado. Em seu pronunciamento, ele destacou o advogado José Rodrigues Vieira Neto, afirmando que o advogado, por formação profissional, é antes de tudo um humanista. “A difícil estruturação de sua personalidade como procurador de interesses alheios não pressupõe apenas uma cultura de ciência específica, mas o conhecimento quase universal da ciência de seu tempo, que deve ser posta a serviço de criaturas que aspiram à liberdade e à paz”, afirmou.
Alfredo de Assis Gonçalves Neto foi presidente da OAB Paraná de 1995 a 1997 e ocupa uma cadeira no conselho estadual como membro nato e honorário vitalício. Professor titular do Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná, Assis Gonçalves tem várias obras publicadas na área do Direito Empresarial. Foi também presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, membro do Conselho Federal da Ordem em duas gestões e presidente da Academia Paranaense de Letras Jurídicas.
Fotos de Bebel Ritzmann