As principais tendências para o varejo em 2014 foram apresentadas nesta quinta-feira (13), no Cinemark do Shopping Mueller, no evento “Fora da Caixa-Tendências do Varejo Global: pós-NRF”, que reuniu empresários e profissionais da comunicação para conhecer as novidades observadas na 103ª edição do Retail’s Big Show, realizado este ano pela NRF–National Retail Federation, em Nova York.
A palestra foi proferida por Zeh Henrique Rodrigues e Ludger Tamaoki, diretores da Brainbox Design Estratégico, e Fabiano Cruz, diretor da HouseCricket Digital & Direct, ambas empresas do Grupo OM Comunicação Integrada.
O 103º Retail’s Big Show teve como tema “Perspectivas Elevadas”, reuniu 555 expositores, mais de 30 mil participantes de 86 países e 1.652 mil brasileiros, a maior delegação presente no evento.
“O que é dito na feira é um ‘abre-alas’ do que será aplicado no mercado mundial ao longo do ano”, disse Rodrigues, iniciando sua fala apresentando dados que apontam um crescimento de 29% nas compras online nos EUA em 2013, cenário que demanda das marcas a formatação de novos negócios, novas experiências e bastante criatividade para atrair um público diferenciado e atento a multicanais. Um exemplo exibido na palestra foi a imobiliária americana segmentada e direcionada para o varejo, cujas chamadas lojas pop ups permitem contratos até então inéditos de locações por curtos períodos de tempo.
No Brasil, o panorama é promissor, com o varejo despontando como o maior empregador e registrando crescimento de 4,12% em 2013. “Um País com uma classe média de 30 milhões de emergentes e mais de 500 shoppings em seu território reforça a importância de investir na estruturação deste crescimento, sempre atento à produtividade e à construção da marca”, defendeu Rodrigues.
Para isso, é necessário se reinventar e ousar, reestruturando o varejo e implantando novos formatos para o despacho de mercadorias, como o ship to store (compra online e envio da mercadoria para ser retirada na loja), ship from store (compra na loja e envio para o endereço do cliente) e reserve in store (reserva online e pagamento somente na loja física). “Além disso, é fundamental a preocupação com toda a cadeia produtiva, engajamento no canal mobile, novidades constantes e preços únicos, personalização e reinvenção do papel dos vendedores”, acrescentou.
Em seguida, Ludger Tamaoki apresentou aos presentes o perfil do atual consumidor e sua inserção em um cenário cada vez mais abrangente e interativo. “O varejo nunca apresentou tantas oportunidades de diferenciação como nos últimos anos. A competição, somada à globalização, gerou um novo consumidor omnichannel, com visão holística, conectado a vários canais ao mesmo tempo”, explicou. De acordo com ele, este consumidor compra, mas gasta menos, exige mais e demanda novas experiências. “O engajamento e fidelização do cliente são conquistados com branding, com investimento em marca. Atualmente, o foco não é mais no produto; fundamental é que se tenha uma consistente essência e sejam oferecidas ao consumidor novas experiências, maneiras diferenciadas de entrar em contato com a marca”, comentou.
A palestra foi finalizada por Fabiano Cruz, que trouxe o tema Big Data como a novidade que já é realidade. A tônica do momento está baseada na gestão permanente dos dados gerados pelos consumidores em diferentes plataformas. Entre os canais geradores de dados destacam-se principalmente os dispositivos móveis e as mídias sociais. Esse cenário traz uma responsabilidade que não pode mais ser ignorada pelas marcas: elas precisam lapidar essas informações de forma a extrair mais negócios e oportunidades, porém sem esquecer que a segurança e a privacidade do consumidor devem ser um ponto de atenção constante.
“Uma vez tendo um universo de informações a seu dispor, estes devem ser utilizados de maneira útil e funcional, sempre com pertinência e relevância”, destacou, encerrando o evento com a apresentação do case da Hointer, empresa que está reinventando a experiência de compra a partir de aplicativos que integram o mundo físico e digital.
O “Fora da Caixa” teve o apoio do Shopping Mueller e da BandNews FM. Informações:www.grupoom.com.br