Os resultados do relatório conjunto divulgado no final de 2013, fruto de uma parceria entre o CREA-PR e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) com foco na fiscalização de obras públicas concluídas, obtiveram grande destaque na imprensa de todo Estado.
O trabalho verificou a qualidade e acessibilidade de 418 empreendimentos. Quanto ao primeiro item, 73% da amostra analisada atendeu entre 75% e 100% dos itens checados, um índice considerado positivo. Porém, 17% do total encontra-se numa classificação intermediária, ou seja, sem atender a diversos itens.
Com relação à acessibilidade, o levantamento revelou que 179 dos 418 empreendimentos – que correspondem a 43% da amostra – atendem a menos da metade dos itens relativos à acessibilidade. Outros 139 – ou 33% do total avaliado – encontram-se na classificação intermediária, o que significa que vários itens verificados não foram atendidos.
Somente 46 obras atenderam mais de 75% dos itens de acessibilidade verificados, ou seja, apenas 11% das 418 visitadas. Ainda assim, mesmo nas obras em que o atendimento aos itens checados foi de 100%, considerando que a fiscalização voltou-se para apenas alguns aspectos de acessibilidade, não se pode garantir que elas sejam integralmente acessíveis.
Confira algumas das matérias que falam do trabalho em conjunto entre o CREA-PR e o TCE-PR nos links abaixo: