A linha Trophic, da Prodiet, foi desenvolvida para pessoas que precisam de uma nutrição específica, uma vez que a alimentação convencional não supre suas necessidades nutricionais. Já conhecida no segmento de nutrição enteral, a linha passou por transformações e retorna ao mercado com novas embalagens e identidade visual.
Ana Paula Celes, diretora executiva da Prodiet, explica que a linha Trophic pode substituir parte ou plenamente a alimentação diária, e a forte expansão da nutrição enteral domiciliar foi um dos grandes motivadores para a decisão de reestruturar a linha. “Fora do hospital, o paciente mantém um contato mais próximo de familiares e cuidadores, porém, estes ficam responsáveis pelo manuseio dos produtos de nutrição. Por isso, queremos oferecer uma embalagem mais segura e com estética mais humanizada, para que estes cuidados possam ser realizados com praticidade”, explica.
Fortalecer a marca e aproximá-la do consumidor por meio de embalagens amigáveis foram os principais objetivos definidos pela Brainbox Design Estratégico, empresa responsável pelo projeto. O diagnóstico da pesquisa deixou claro que cada linha de produto precisava de uma identidade própria para alcançar voos ainda maiores.
Segundo Ludger Tamaoki, sócio-diretor da Brainbox, o fato das embalagens serem utilizadas no ambiente doméstico e manipuladas por familiares culminou em uma linha gráfica que não tivesse a aparência clássica de remédio. A utilização de cores vibrantes e o uso de elementos da marca em destaque conferiram personalidade e vida ao projeto que, juntamente com o uso do produto da TetraPak “Tetra Brik Asseptic”, ajudaram a firmar o conceito de “embalagem amiga”.
O resultado dessa mudança, segundo Ana Paula Celes, foi muito positivo: em 2013, as vendas da Prodiet cresceram 40% em relação ao ano anterior. Além disso, as novas embalagens contribuíram para fortalecer o posicionamento da Prodiet como referência em produtos nutricionais.