Comum nos Estados e na Europa, o bag in box (BIB) ainda tem presença tímida nos supermercados brasileiros. Por aqui, o produto é mais popular em restaurantes e bares, para servir em doses. Com uma proposta pioneira no setor, a YUP Design em parceria com a Vinícola Famiglia Zanlorenzi, desenvolveu a nova embalagem do Suco de Uva Campo Largo, em formato diferenciado para o bag in box e direcionado ao público infantil.
O ponto de partida para esta ação foi a necessidade de reforçar o posicionamento do produto, que é líder do segmento no Brasil. “Foi um passo importante para o posicionamento do produto, e esta ação representa um grande impacto na imagem da marca e terá reflexos irreversíveis”, explica Fabiana Zimmermann, diretora de criação da YUP Design. Neste contexto, a proposta é direcionar a BIB para o público infantil, encantando os consumidores mirins e garantindo a qualidade do produto para os pais – com todas as informações disponíveis na embalagem. Para isso, a criação se concentrou no universo infantil e desenvolveu uma embalagem divertida, colorida e que se transforma em um brinquedo. O objetivo é que as crianças possam colecionar e brincar com as caixas.
Para a gerente de Marketing do Grupo Vinícola Famiglia Zanlorenzi, Gioceli Escorsin, “o objetivo do BIB Kids é oferecer mais praticidade para os adultos e mais diversão para as crianças, que além de saborearem um produto 100% natural poderão, após o consumo, se divertir com um brinquedo, ou reutilizar a caixa de acordo com a sua criatividade”. “Somos pioneiros na criação de uma embalagem exclusiva para o público infantil em sucos de uva integral. Estamos à frente sempre, esse é nosso objetivo, estar antenados ao mercado e as necessidades dos consumidores para que possamos surpreendê-los”, reforça.
Para atender aos adultos, a embalagem apresenta algumas novidades, como a inserção de informações sobre elementos que colaboram para o desenvolvimento físico e mental das crianças e a explicação a respeito da higienização e segurança da caixa. “Fugimos do formato tradicional das BIB existentes no mercado. É um modelo diferenciado, com picotes laterais que quando destacado complementam o personagem da frente da caixa, que vira um boneco de braços abertos. Na parte posterior, uma história contextualiza o brinquedo colecionável”, diz Fabiana.
Passo a passo
O processo de desenvolvimento da embalagem e do conceito do produto iniciou com uma pesquisa profunda sobre o comportamento do consumidor. Foram relacionados aspectos culturais, econômicos, o papel das crianças nas decisões de compra da família, brinquedos, tecnologia, tendências, entre outros, em um estudo que durou vários meses. “Ao mesmo tempo acontecia a pesquisa de mercado e de fornecedores, levantamento e análise de materiais, tecnologias e possibilidades”, complementa Fabiana. Então, iniciou-se a fase de criação e os testes de projeto da embalagem. Além da estética, o produto deveria ser prático, de fácil manuseio, empilhamento, armazenagem, transporte e exposição no ponto de venda.
Os primeiros mockups foram encaminhados para testes com o consumidor, um público grupo formado por mães e crianças. “No primeiro momento, testamos a percepção geral, aspectos técnicos, utilização e apelos do produto. Para as crianças testamos principalmente o impacto da identidade da embalagem”, diz Fabiana. Com os resultados, as adaptações necessárias foram realizadas e o BIB começou a ser produzido. O seu lançamento está previsto para setembro em todo o Brasil.
O suco de uva Campo Largo em formato bag in box tem 3 litros e a sua embalagem consiste em um saco plástico com o suco a vácuo, dentro de uma caixa de papelão. O líquido é servido por uma torneira plástica, que não pinga e é fácil de servir. Para Fabiana, o principal desafio é tirar o consumidor da sua zona de conforto e estimulá-lo a experimentar. “A embalagem deve chamar a atenção no Ponto de Venda, por isso optamos por cores vibrantes. Após esta atração, o consumidor deve querer saber do que se trata e, então, está claro que é o suco de uva Campo Largo”, diz. Por fim, sobre as indicações de uso, há desenhos com traços realistas que mostram como manusear e consumir.
A linha do suco de uva Campo Largo é 100% natural, sem adição de açúcar, corantes e conservantescomposta pelas garrafas de 300 ml, 500 ml, 1litro e 1,5 litros. Também, duas opções de bag in box, versão padrão e infantil. Os sucos podem ser encontrados em todo o Brasil.
FICHA TÉCNICA
Cliente: Grupo Vinícola Famiglia Zanlorenzi
Criação: Yup Design e Comunicação
Direção de criação: Fabiana Zimmermann
Atendimento: Anna Julia Zimmermann
Design: Fernanda Engel, Rebeca Storrer e Camyla Lopes
Pesquisas: Ana Paula Andriow
Consultoria de marketing: Marcos Khatalian – Brain
Focus Group: Cota
Aprovações: Giorgeo Zanlorenzi, Teodosio Piedrahita e Gioceli Escorsin
Embalagem: Box Print
Medidas: 16,5 cm (A) x 16,5 cm (L) x 16,5 cm (P)