UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Novo projeto gráfico e editorial no Correio Braziliense

24 de agosto de 2009


Um jornal relevante, envolvente, arrojado, da primeira à última página. Neste domingo, 21 de junho, o Correio Braziliense – líder em seu segmento no DF – surpreendeu o mercado ao exibir aos leitores e anunciantes seu novo projeto gráfico e editorial, que apresenta conteúdo inovador, dedicando amplos espaços para imagens e infografias, com destaque para informações exclusivas e abordagem diferenciada das notícias, proporcionando dinamismo na leitura e interatividade com o leitor. “Demos um passo ousado, de muita coragem. Estamos reformulando um conceito, que fez a trajetória de sucesso de muitos jornais, com uma proposta original e inovadora”, afirmou Álvaro Teixeira, Diretor-Presidente do Correio Braziliense, na cerimônia de lançamento do novo Correio.

Segundo o Diretor de Redação do Correio Braziliense, Josemar Gimenez, um dos pilares de sustentação do projeto é o investimento maciço no conteúdo diferenciado. “Há três anos participo de discussões e debates sobre o futuro do jornal impresso. O momento para as mudanças é agora. Temos que apresentar um diferencial para o nosso leitor, ainda mais que a informação se dissemina com muita velocidade. Não podemos nos limitar a reproduzir em nossas páginas o que aconteceu no dia anterior. Vamos priorizar a exclusividade do conteúdo”, garantiu.

Com o novo formato, o Correio passará a produzir três jornais em um. Isso porque o conteúdo foi dividido em três setores principais: primeiro caderno, caderno de cidades e esportes. “Esta proposta é inédita no País e poucos, no mundo, tiveram a ideia de realizar o que estamos propondo. É uma grande responsabilidade e vamos buscar constantemente a excelência gráfica e editorial”, comentou Paulo César de Oliveira Marques, Diretor de Comercialização e Marketing do Correio.

Estrutura
O Primeiro Caderno será reforçado com a oferta de temas de interesse do leitor contemporâneo como Ciência, Saúde, Tecnologia, Gastronomia e terceira idade, abordado na seção Saber Viver.

A cobertura do Distrito Federal será ampliada, com ênfase no jornalismo comunitário para abranger todas as cidades do DF e do Entorno. O caderno de Cidades terá mais páginas, com reforço do noticiário de política e economia locais.

Outra grande novidade é o lançamento do caderno Super Esportes. A apresentação do noticiário esportivo chega com uma proposta editorial inteiramente reformulada, acompanhada de um maior número de páginas e um novo formato: o berliner, o mesmo do Aqui-DF, que se situa entre o tamanho tablóide e o próprio standard adotado tradicionalmente pelo jornal..

Em outro suplemento diário, mais inovações: o Caderno C passa a se chamar Diversão & Arte, com linguagem mais pop e ênfase no entretenimento e na prestação de serviços relativos ao mundo das artes e espetáculos, com intensa participação do leitor.

Os suplementos semanais do Correio também surgem com roupagem moderna. Todos ganharão um visual dinâmico, com fotos de destaque publicadas em maior tamanho e ilustrações especiais.

Visual
Reconhecido internacionalmente pela ousadia e arrojo no conteúdo de suas páginas, o Correio também dá um passo à frente no visual. O jornal se despede dos fios e tarjas para oferecer uma apresentação mais leve, com maior oferta e pontos de entrada para os textos. O objetivo é garantir fluidez da leitura e maior liberdade aos recursos utilizados nas matérias. Muda também a fonte : Sans Serif, que tem a capacidade de apresentar vários pesos e tons à informação.

Outra aposta do projeto é o uso intenso de peças gráficas e infografias. A arte terá um peso especial no jornal, aumentando o impacto e a vibração na apresentação de conteúdo.

Internet
O leitor do Correio deixa de ter um papel passivo, ou seja, o de apenas receber as notícias do jornal impresso. Ele passa a participar ativamente da elaboração e formatação do conteúdo das edições, por meio de participação em enquetes, fóruns, blogs e outros meios de interação disponíveis na internet.

O leitor/internauta também poderá utilizar o celular para receber mensagens de texto (SMS) com notícias de seu clube de futebol e também fofocas do mundo das celebridades. O acesso Mobile permitirá, ainda, por meio do navegador do celular, que o leitor tenha acesso ao conteúdo que está no site do jornal www.correiobraziliense.com.br. O recurso de QR Code complementa o conteúdo encontrado no jornal. Basta instalar o software de reconhecimento no celular, depois tirar uma foto com a câmera do aparelho e ter acesso a mais informações referentes à matéria.

Contato