Está oficialmente aberto a 18ª edição do Congresso Paranaense de Recursos Humanos – CONPARH, promovido pela ABRH-PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraná), que acontece nos dias 22 e 23 de outubro. O evento, que será realizado no Viasoft Experience, traz como tema central “Tudo que só o humano é capaz de fazer”, convidando líderes, profissionais e empresários a refletirem sobre o papel insubstituível das pessoas em um mundo cada vez mais orientado pela tecnologia e pela inteligência artificial.
A cerimônia de abertura teve a condução dos jornalistas Heitor Humberto (RPC) e Adriane Werner (ABRH-PR), que deram início às atividades às 8h30. Entre os presentes, autoridades públicas e representantes das principais entidades ligadas ao desenvolvimento humano e organizacional, entre eles Secretária Municipal de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos, o presidente da ABRH Paraná, Gilmar Silva de Andrade, a vice-presidente da ABRH Paraná e diretora do XVIII CONPARH, Vera Lúcia Mattos, o vice-presidente Financeiro e de Relações de Mercado, Luis Humberto de Quental, o presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Paraná, Ricardo Nanami, a diretora de Conteúdo da ABRH Brasil, Andréa Gauté, o presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Brasil, Paulo Sardinha, e a presidente da Diretoria Executiva da ABRH Brasil, Leyla Nascimento.
Na abertura, Daniele deu as boas vindas aos presentes, em nome do prefeito Eduardo Pimentel. “A nossa cidade também debate a importância do humano em meio ao cenário de tecnologia no mundo atual. Esse assunto é fundamental porque também somos voltados à inovação, ao cuidar e qualificar as pessoas. A tecnologia é um desafio e esse evento é um espaço de reflexão em torno do que é humano”, disse.
Para a vice-presidente da ABRH-PR, Vera Mattos, o CONPARH 2025 chega com uma proposta inspiradora: revisitar a essência humana em meio à revolução tecnológica. “É com grande alegria que o CONPARH recebe congressistas, expositores e patrocinadores, convidando todos a olhar para o futuro do trabalho sem perder o foco naquilo que nos torna únicos: a humanidade. Vivemos tempos de profunda transformação tecnológica, em que a inteligência artificial avança rapidamente, mas nenhum algoritmo é capaz de reproduzir a emoção, o gesto, o cuidado ou o verdadeiro reconhecimento entre as pessoas. O tema deste ano reforça o valor de tudo que só o humano é capaz de fazer, lembrando que o que move o mundo não são os sistemas, mas as pessoas”.
O papel do humano e sua importância nas organizações
Na sequência, o presidente da ABRH-PR, Gilmar Silva de Andrade falou sobre o papel do ser humano em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia e pela inteligência artificial. “Diante do avanço constante da tecnologia e da inteligência artificial, a pergunta central é: o que é exclusivamente humano? A resposta está na essência que nos torna únicos — a capacidade de sentir, imaginar e transformar. Somente o ser humano é capaz de empatia, de encontrar sentido no outro e de criar beleza e esperança a partir do caos. Enquanto a tecnologia executa e os algoritmos calculam, o humano sonha e questiona, sendo a fonte do novo, do imprevisível e do improvável. O que o humano é capaz de fazer é um lembrete de que a inovação deve estar a serviço da vida, da ética e da dignidade”, declarou Gilmar.
A inteligência emocional e a capacidade de cooperar são habilidades que não podem ser programadas. “É crucial cultivar a escuta, o cuidado, a sensibilidade e a criatividade, virtudes que nenhuma máquina substituirá. O que transforma o mundo é o propósito — o porquê e o para quem fazemos — uma chama interior que só o humano pode acender. Neste momento de aceleração, o convite é para que não deixemos de ser humanos”, complementou.
ABRH Brasil no XVIII CONPARH
A presidente da ABRH Brasil, Leyla Nascimento, e o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Sardinha, representam a entidade no evento. “Destaco a presença de importantes membros da diretoria da ABRH — a única associação de Recursos Humanos do Brasil que representa o país na Federação Interamericana e na Federação Mundial de Associações de RH, que reúne 93 países. A profissão de Recursos Humanos no Brasil possui uma força institucional significativa por meio da ABRH, que recentemente completou 60 anos”, disse Leyla.
A presidente também falou sobre a importância dos eventos de RH “O CONARH, Congresso Nacional de Recursos Humanos, é uma evidência dessa força, tendo reunido 72 mil pessoas em sua última edição. Já o CONPARH nos convida à reflexão sobre as transformações globais que impactam o RH e impulsionam a área a assumir um papel fundamental e renovado nas organizações: o de educador. Este é um momento crucial para refletirmos sobre a profissão, suas práticas e o futuro das organizações”, finalizou.
Parcerias e reconhecimento
O XVIII CONPARH reúne o apoio de empresas e instituições que acreditam no fortalecimento das relações humanas nas organizações. Entre os patrocinadores do evento estão: Alelo, Tako, Sistema Fiep, Universidade Positivo, Ticket, Nube Estagiários e Aprendizes, Sólides, Caju, Paraná Clínicas. Além do apoio institucional de Danka e Unileuh.
Patrocinadores de gestão ABRH-PR: Microsoft, Unimed, Básica Comunicações, Lima Lopes Cordella & Partners, Nube Estagiários e Aprendizes, Gazeta do Povo, Magicel, Benner, IEL – Sistema Fiep, Inova Recursos Humanos, Great Place to Work, Tumim7, Teamwork, Xtrategus, OGG Simulação Empresarial, Exal,
Uma celebração do que nos torna humanos
Mais do que um congresso, o CONPARH 2025 será uma celebração da singularidade humana: da capacidade de criar, liderar, cuidar e transformar. Em um mundo digital, o evento reforça que o que há de mais valioso nas organizações continua sendo as pessoas.
Texto: Básica Comunicações
Fotos: Leandro Provenci e Gian Galani