Conselho da Mulher Empresária da ACP celebra com emoção e bons momentos os 42 anos de trajetória

22 de setembro de 2025


‘O Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação Comercial do Paraná (ACP) celebrou, nesta quarta-feira (17), seus 42 anos de história. O evento, realizado na sede da entidade, foi conduzido pela atual coordenadora Albanir Fracaro, e reuniu empresárias, ex-coordenadoras e conselheiras que marcaram a trajetória do grupo.

‘A noite foi marcada por emoção e simbolismo. Um vídeo destacou momentos das mais de quatro décadas do CME, com ênfase nas atividades conduzidas nos últimos cinco anos pela atual gestão. A programação contou ainda com a participação da empresária Myria Tokmaji, que recitou o Pai Nosso em aramaico, numa homenagem à tradição e à espiritualidade.

Apoio irrestrito

‘Logo na abertura, Albanir Fracaro destacou o papel de apoio da diretoria da ACP para o fortalecimento das ações do Conselho. “É com grande alegria que tenho todas vocês aqui e, para começar tudo isso, quero agradecer ao presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, por tudo que tem feito por nós, mulheres do CME. A gente tem feito muita coisa porque você tem dito sim e tem acreditado no que a gente quer fazer”, afirmou.

‘O Presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone, enalteceu a relevância do CME ao longo de sua trajetória. “É com grande alegria que celebramos hoje os 42 anos de existência do Conselho da Mulher Empresária da ACP. Este momento não é apenas uma comemoração de tempo, mas sim um reconhecimento da trajetória de conquistas, de superação e de protagonismo. Desde a sua criação, o CME tem sido um espaço de diálogo, união e fortalecimento do papel da mulher no cenário empresarial”, disse.

Determinação feminina

Deggerone ressaltou ainda que o Conselho se tornou um espaço de inspiração para novas gerações de líderes e prestou homenagem a todas as coordenadoras que, ao longo das quatro décadas, conduziram a entidade. “Quero citar todas as coordenadoras que abrilhantaram esses últimos 42 anos do CME: Lá Aun Engel (em memória), Margot Bettega Canet, Ericléa Porto Freire, Regina Zanchi (em memória), Eliane Biazetto, Valquíria Mac Dowell, Carla Alves da Silva, Evelyn Cotait Nascimento, Avani Slomp (também ex-Presidente da ACP), Isabel Mendes, Kazuko Akamine, Edda Deiss de Mello e Silva, Jandira Scussel, Maria Cristina Coutinho e nossa atual Albanir Fracaro”, comentou. “Hoje celebramos todas aquelas que, com coragem e dedicação, ajudaram a escrever essa história. Compromisso de seguir avançando, conquistando novos espaços, fortalecendo redes de apoio e promovendo o desenvolvimento econômico e social com a marca da sensibilidade e da determinação feminina. Vida longa ao Conselho da Mulher Empresária da ACP”, concluiu.

Espírito da mulher empreendedora

No encerramento, Albanir Fracaro fez um discurso emocionado, destacando a importância da trajetória coletiva do grupo. “O presidente já citou aqui as nossas ex-coordenadoras. É um prazer tê-las aqui. E, principalmente, eu agradeço muito a uma pessoa, Maria Cristina Coutinho. Eu sou cria de Maria Cristina Coutinho. Há dois anos resolvemos trazer a Baronesa do Serro Azul como a nossa patronesse, porque ela representou e representa ainda hoje os propósitos do CME. O evento é uma homenagem também a todas as ex-coordenadoras”, destacou.

Em tom de reflexão, a coordenadora reforçou a força do associativismo feminino. “Esses anos à frente do CME eu aprendi muito, principalmente a delegar. Mais mulheres empresárias estão vindo para o associativismo, e hoje também estão fazendo parte de muita coisa. É maravilhosa a sinergia, a troca de experiências e as novas reuniões com as mulheres empresárias. Muito obrigada a todas as conselheiras do CME”, afirmou.

Albanir concluiu citando um texto que recebeu em suas redes sociais que, segundo ela, sintetiza o espírito da mulher empreendedora e o propósito do CME: “Ser empresária é administrar, ser empreendedora é desafiar, mas na vida real ninguém é só uma coisa. O mercado não precisa só de empresárias que mantêm, nem só de empreendedoras que sonham. Precisa de quem une os dois mundos. Não se prenda ao rótulo, seja a mulher que transforma, cresce, cria e sustenta, porque liderança de verdade não cabe em uma palavra”.

A comemoração terminou com um coquetel festivo, em clima de confraternização.

Sobre o CME

Criado em 1983, o Conselho da Mulher Empresária da ACP tem como propósito fomentar o empreendedorismo feminino, fortalecer o associativismo e ampliar a participação das mulheres no mercado de trabalho. Ao longo de mais de quatro décadas, consolidou-se como uma rede de apoio, capacitação e inovação, que contribui para a formação de novas lideranças e para o protagonismo feminino no cenário empresarial.

Atualmente, sob a coordenação de Albanir Fracaro, o CME é composto pelas empresárias: Maria Terezinha Wollmann, Camila Salatti e Giselle Cristina Suardi dos Santos (vice-coordenadoras), Vaneza Antunes, Maria Augusta Geara, Graciele Vanessa Alflen de Castro Maciel, Jacqueline Carcereri, Ana Lucia Zattar Coelho, Ana Paula Durigan, Renata Simonetto Gonçalves, Helen Augustini, Roberta Kisy e Elise do Carmo Bonierski Bonato.

Contato