Neste domingo o boletim do caderno de Economia da Gazeta do Povo destacou o aniversário de 40 anos da agência OpusMúltipla em uma entrevista exclusiva com José Dionísio Rodrigues, diretor-presidente do Grupo OM Comunicação Integrada. Confira a entrevista abaixo ou na íntegra clicando aqui:
Os 40 anos da agência OpusMúltipla começaram a ser comemorados há dez anos. Foi quando os sócios – José Dionísio Rodrigues, Gilberto Ricardo dos Santos e Desidério Pansera – pensaram em fazer um livro com as boas ideias que fizeram o sucesso da empresa, desde que foi criada pela fusão da Opus e da Múltipla, nascidas em 1972 e unidas em 1986. O livro de memórias marcaria os 30 anos da agência, com base nos arquivos de seus diretores. “Mas em casa de ferreiro, o espeto é de pau”, diz José Dionísio (foto), presidente do grupo OM Comunicação Integrada, que hoje reúne a Opus, a Brainbox Design Estratégico e a House Cricket Digital & Direct. Entre um cliente e outro, o projeto do livro foi sendo adiado. No ano passado, a equipe concentrou esforços. O resultado será apresentado no dia 21, em evento no Museu Oscar Niemeyer. É um fragmento dos primeiros 40 anos de uma empresa que hoje tem 163 funcionários, contou Rodrigues à jornalista Anna Paula Franco.
O que há no livro Opus Múltipla 40 anos?
O livro tem 320 páginas de crônicas, fotos, depoimentos, ilustrações, campanhas e muitas histórias. Não podíamos perder essa memória rica em conteúdo. Nas palavras do autor Paulo Vítola, temos aqui um scrapbook de eventos emocionantes que foram acontecendo ao longo da história das duas agências, desde a sua origem individual e a fusão, até os dias atuais. Um registro carinhoso e bem-humorado.
Como foi o processo de criação?
A ideia do livro é do aniversário de 30 anos. Na época, iniciamos o resgate dos arquivos dos diretores e profissionais que passaram pela agência. Logo percebemos que era uma missão hercúlea e, como nossos clientes sempre tinham a preferência na criação e execução de seus trabalhos de comunicação, nosso projeto foi ficando à margem. Postergamos, mas não desistimos. Em 2011 retomamos o trabalho e aqui é fundamental destacar a atitude decisiva do Paulo Vítola, que assina a obra. José Henrique Rodrigues, presidente da Brainbox Design Estratégico, uma das empresas do grupo, liderou o projeto gráfico do livro, que também tem uma versão para tablet.
Quais são os projetos para o futuro do grupo?
Nossa atividade ficou muito complexa. A grande ideia ainda é o principal motor do nosso trabalho, mas um dos maiores desafios é alinhar essa ideia e fazê-la conversar com os diferentes públicos que devemos atingir. Hoje temos inúmeras plataformas de comunicação, o que aumenta a complexidade do trabalho. Além disso, o consumidor, o usuário e os agentes influenciadores querem também ser ouvidos. Como grupo de comunicação, abrimos novas oportunidades de expansão. As unidades de negócios voltadas para o design gráfico e a área digital foram transformadas em empresas. Em futuro breve, deveremos lançar unidades em novas plataformas de comunicação.
FONTE: GAZETA DO POVO/ANNA PAULA FRANCO