fbpx

ATR Incorporadora estabelece parceria com a BIM Brasil, referência no mercado de modelagem de construção

26/11/2019

BIM

 

Um estudo realizado pela empresa McGraw Hill em 2014, que avaliou os níveis de satisfação dos construtores com a tecnologia de Modelagem de Informações da Construção (BIM), revelou que 75% dos empreendimentos percebem um Retorno sobre Investimento (ROI) positivo na implementação do modelo em suas obras. Com o objetivo de implementar a tecnologia em seus projetos desde a concepção, a ATR Incorporadora firmou parceria com a BIM Brasil, referência nacional no uso da tecnologia.

Esse formato de projeto funciona basicamente como uma maquete virtual, em que é possível calcular, de forma milimétrica, todas as medidas da obra com uma margem de erro de 5mm. Dessa forma, é possível identificar possíveis falhas e realizar os ajustes de forma prévia, evitando assim problemas futuros, já que todas as decisões são tomadas durantes as reuniões de planejamento. Ou seja, meses antes da obra começar efetivamente.

Como resultado, os projetos trabalhados em BIM resultam em empreendimentos mais precisos e sem retrabalhos, gerando obras mais baratas, rápidas, com qualidade superior e preço competitivo. “Buscamos a BIM Brasil porque eles desenvolvem os projetos desde o início em BIM e porque também coordenam os projetos. Mais do que gerar relatórios, eles cuidam do andamento global da obra e coordenam para que todos projetistas façam alterações necessárias”, observa Rafael Rosa, diretor da ATR.

O trabalho em conjunto das duas empresas, comenta Alexandre Luis Ganz, diretor geral da BIM Brasil, vai de encontro às mudanças previstas para o mercado de construção civil. Ele ressalta ainda que o segmento deve utilizar cada vez mais ferramentas que possibilitem simulações e projeções, até mesmo em tempo real, exigindo atualização constante das construtoras. “A nossa parceria com a ATR está seguindo um caminho satisfatório, principalmente porque eles possuem uma gestão inovadora, que busca pelo aprimoramento de forma constante”, complementa. Mais em https://www.atrincorporadora.com.br/imprensa/atr-incorporadora-estabelece-parceria-com-bim-brasil-referencia-no-mercado-de-modelagem-de-construcao/